As eleições de 2014 garantiram uma vaga no Senado, na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa, para alguns dos ex-jogadores de futebol, que pós-pleito, seguem nova carreira com o apoio de seus respectivos torcedores/eleitores a partir do ano que vem…

O ex-centroavante Romário, de Deputado Federal do PSB – Rio de Janeiro, agora passa a ser Senador, com 4,6 milhões de votos. O ex-goleiro do Grêmio, Danrlei (PSD), ficou entre os Deputados Federais mais votados no Rio Grande do Sul (158.520 votos). Com o nome “Bebeto Tetra”, o ex-atacante da seleção brasileira foi votado por 61.079 eleitores e será Deputado Estadual pelo Solidariedade.

ced9b39f8458ad2f7226129b77bc0d52

Jardel (PSD), e ex-camisa 9 do Grêmio alcançou 41.227 votos em solo gaúcho, e conseguiu ser eleito Deputado Estadual. Ex-jogador do Fluminense nos anos 80, Wanderley Alves de Oliveira, o “Deley”, recebeu 48.874 votos e foi eleito Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, concorrendo pelo PTB, e, Raimundo Tavares -“Bobô” (PCdoB), ex-jogador do Fluminense, São Paulo, Corinthians e Bahia, registrou 25.892 votos que o levam à Deputado Estadual, na Bahia.

Por outro lado, não se elegeram: Roberto Dinamite – ex-jogador e atual presidente do Vasco com 9.452 votos para Deputado Estadual no Rio de Janeiro, pelo PMDB; O ex-goleiro do Grêmio, Mazzaropi, que buscava uma vaga na Assembleia Legislativa (RS) pelo PCdoB e teve 4.721 votos; Tarciso Flecha Negra (PSD) – ex-ponta direita do Grêmio que obteve 10.422 votos para Deputado Estadual e Sandro Sotilli (PSB), ex-atacante que alcançou 7.689 votos para Deputado Estadual (RS).

Na lista de quem não conseguiu se eleger: o ex-atacante Reinaldo (PTdoB) do Atlético Mineiro que somou 840 votos para Deputado Federal, em Minas Gerais; Claudinei Alexandre Pires – Dinei (Solidariedade), ex-jogador do Corinthians, concorreu a Deputado Federal em São Paulo e registrou 1.541 votos, e o ex-centroavante do Atlético-PR, Grêmio, Ponte Preta, Fluminense e São Paulo, entre outros, Washington Stecanela Cerqueira – “Washington Coração Valente”, disputou cargo de Deputado Federal pelo PDT do Rio Grande do Sul e obteve 33.492 votos.

Além deles, não obtiveram votos suficientes para assumir um cargo eletivo: o ex-jogador do Paysandu nos anos 90, José Augusto da Conceição, o Zé Augusto, que concorreu a Deputado Estadual no Pará, pelo PTdoB, e obteve 14.721 votos; o ex-jogador do Atlético-PR e Santos, Paulo Rink, que chegou a se naturalizar alemão para jogar pela seleção da Alemanha, se candidatou a Deputado Federal, pelo PPS no Paraná obtendo 19.307 votos, e ainda, Raul Plassmann – ex-goleiro do Cruzeiro e Flamengo nos anos 70/80 que pretendia ser Deputado Federal em Minas Gerais pelo PSC, mas registrou 9.082 votos e não se elegeu.