As autoridades de Vanuatu decretaram estado de urgência neste domingo 15 de março, vinte quatro horas após a passagem devastadora do ciclone Pam, de cateegoria 5 (nível máximo), na sexta-feira. O preseidente deste arquipélogo do Pacífico do sul lançou no sábado um apelo à ajuda internacional, a qual respondeu o presidente francês François Hollande  e outros dirigentes europeus.

O governo de Vanautu, que ainda não fez nenhuma exigência em concreto, confirmou a morte de seis pessoas em Port-Vila, a capital, onde 90% das casas foram destruías segundo a ONG Oxfam. A ONU, que pretendem enviar socorros este domingo se as condições meterologicas o permitem, temem por um número maior de vítimas.

vanuatu

O arquipélogo de Vanuatu conta com cerca de 260 000 habitantes divididos em 83 ilhas, onde algumas são muito isoladas e com pouca infraestrutura.  A renda principal vem do turismo europeu que descobriu suas praias paradisíacas. O aeroporto de Port-Vila está fechado para voos comerciais, água e eletrecidade funcionam de maneira precária, assim como os telefones.

Fonte: Le Monde