O Governo Federal, através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) já está utilizando uma ferramenta que vai mapear a ocorrência de crimes de ódio na internet.

O “software vai coletar dados, e identificar redes que se reúnem para fazer ofensas a grupos de pessoas. A ferramenta será o pilar das atividades do “Grupo de Trabalho Contra Redes de Ódio na Internet”, criado em novembro para monitorar e mapear crimes contra direitos humanos nas redes sociais.

Esta iniciativa chega numa boa hora, afinal, já se torna insustentável a ação de algumas pessoas através das redes sociais instigando à violência – e muitas vezes sendo diretamente responsáveis até por crimes cruéis contra as suas vítimas, que se tornam alvo fácil de práticas de racismo, preconceito e discriminação, totalmente infundadas para os dias de hoje.

crime-internet

Não se pode tolerar que comportamentos fora da legalidade fiquem sem punição. Até então, as redes sociais nestes casos haviam perdido a sua verdadeira essência pela impunidade, e foram usadas irregularmente para causar transtornos a terceiros, difamação e incitação pura à violência.

Só podemos esperar que este “Grupo de Trabalho Contra Redes de Ódio na Internet” que poderá encaminhar denúncias ao Ministério Público ou à Polícia Federal, funcione agilmente, e todos aqueles que se sentiam livres para o crime através das redes sociais recebam o devido tratamento legal, pois apenas desta forma, entenderão que a sua liberdade termina onde começa a de “outrem”…