Por que dirigimos pela direita? Desde quando conduzimos assim?

Muitas vezes não nos paramos a pensar como as coisas têm surgido ou se sempre se fizeram da mesma forma, Antes da invenção dos carros as pessoas viajavam a cavalo, em carruagens… Dirigiam pela direita ou pela esquerda?

 

Histórias e mitos

Não há uma única teoria, mas sim um conjunto de mitos e lendas que foram explicando o porquê de dirigir pela direita:

  1. Em 1988 os arqueólogos descobriram uma estrada romana, nela os sulcos indicam que circulavam pela esquerda porque a maioria era destra e tinham a mão direita para defender-se ou cumprimentar.
  2. Outra lenda é que na Idade Média o povo tinha que caminhar pela direita enquanto os cavaleiros e nobres tinham de caminhar pela esquerda.
  3. Dizem que a maioria dos cavaleiros eram destros e nos caminhos eles colocavam-se no lado direito porque levavam na espada no lado esquerdo do cinto.
  4. Napoleão Bonaparte, em sua conquista da Europa continental, trocou o sentido do tráfego e todos tinham de ir pela direita (as pessoas, os animais e as carruagens) por três razões: Uma pessoal, outra religiosa e uma bélica.

 

Ele era canhoto,

Para llevar a contrária ao Papa Bonifácio VIII.

Uma nova tática militar com que surpreender o inimigo no campo de batalha.

 

Seja qual for a causa, o fato é que mudou o sentido de marcha por todo o império, exceto na Inglaterra e os países pertencentes ao Império Britânico que ele não pôde conquistar.

  1. A carroça Conestoga: no século XVIII uns pioneiros alemães introduziram uma nova carroça na Pensilvânia (EUA). Esta carroça tinha o mérito de ser conduzida sobre um dos cavalos, e este cavalo era o mais próximo da carroça pela esquerda. Isto é porque as pessoas usavam a mão destra. A partir desta posição, é fácil entender que a maneira mais eficaz de controlar, visualmente, o caminho era circular pela direita.
  2. A criação, em 1885, do primeiro carro de combustão interna, criado por Karl Benz, manejava-se com uma manivela no centro, mas como a maioria dos conductores eram destros, eles tiveram que sentar-se à esquerda do assento.

 

Dados de interesse:

A Convenção de Viena de 1968 das Nações Unidas determina as regras básicas de trânsito, ainda que nem todos os países sejam seus signatários.

Na atualidade o número de países que dirigem pela direita é de 126 enquanto o número de países que conduzem pela esquerda é de 68.

Dirigir pela direita chama-se em português mão francesa e conducir pela esquerda mão inglesa.

 

Espanha, Portugal e Brasil:

-Na Espanha até os anos 30 não havia um regulamento, em Barcelona circulava-se pela direita, mas em Madrid circulava-se pela esquerda. O 1º de Outubro de 1924 mudou o sentido à direita.

Portugal mudou a circulação da esquerda para direita em 1º de junho de 1928. Todavia, os comboios  mantêm a circulação pela esquerda. Tal mudança foi introduzida na maioria de suas colônias, com exceção de GoaMacau e Moçambique, que tinham fronteiras com países com circulação pela esquerda.

-No Brasil, a circulação pelo lado direito da via é assim determinada nacionalmente desde o 24 de julho de 1928.

 

sentarse_volante

 

Carmen Nogueira. Professora de Português do Centro de Idiomas da Universidade de Valladolid e da Universidade Europeia Miguel de Cervantes. Examinadora da Escola Militar de Idiomas (EMID) e tradutora.