Uma resolução proposta pelo Ministério da Defesa e aprovada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) dará maior agilidade à elaboração e aprovação dos planos de manejo de fauna em aeródromos. Só no ano passado houve o registro de 1.625 colisões de pássaros com aviões, no país.

Até então, não se tinha uma regra clara estabelecendo diretrizes e procedimentos para elaboração e autorização dos planos de manejo de fauna em aeroportos, nem tão pouco, um procedimento para comprovar e autorizar em caráter emergencial, o manejo de aves em situações inesperadas de alto risco, em termos de colisão com aeronaves.

A Infraero, os Ministérios da Defesa, do Meio Ambiente e seus órgãos vinculados analisaram a resolução nos últimos oito meses até chegar ao texto final, aprovado na 116ª Reunião Ordinária do Conama, em Brasília.

unnamed (22)

Menos mal que a decisão foi tomada, afinal, os choques entre aves e aeronaves afetam diretamente as operações aeroportuárias, e só com medidas preventivas será possível se evitar problemas do gênero. Especialistas relatam que a força de impacto de uma ave de dois quilos com um avião a 300 km/h pode chegar a sete toneladas…