Olá a todos!

O Descobrindo o Canadá é um blog que vai mostrar um pouco mais de como é a vida de uma brasileira neste gelado  país da América do Norte, que é um dos principais destinos escolhidos por Brasileiros para estudo de línguas e imigração.

Vista da cidade de Toronto

 

Minha relação com o Canadá começou há pouco mais de dois anos quando passei por aqui de visita. Agora, de mudança, tenho muito mais trabalho a fazer  além de “turistar”. Como podem imaginar, as diferenças entre Brasil e Canadá são grandes, começando pelo clima. Toronto, onde vivo agora, é reconhecidamente uma cidade de imigrantes e multicultural, ou seja, eles ainda incentivam  a vinda de pessoas de todos os lugares do mundo para trabalho e estudo. O que até então percebo que é a grande sacada? O respeito as diferenças culturais e religiosas.

Quando começaram os planos para essa mudança de vida, a primeira coisa que fiz foi buscar informações. Meu marido já morou aqui por 3 anos, estudou e trabalhou, e me disse muita coisa, inclusive o processo que iriamos utilizar para conseguir nosso visto. Embora isso tenha me poupado muito trabalho nas pesquisa, não me tirou a curiosidade e vontade de aprender mais sobre este maravilhoso país.

Está pensando em passar um tempo fora do Brasil também? Seguem algumas dicas para  ajudar no planejamento.

  • Conheça o Canadá – Pesquise e pergunte. Há muito o que aprender sobre os costumes daqui antes de chegar. Tem um amigo que veio pra aprender inglês por 6 meses? Converse com ele. Conhece um casal que imigrou? Fale com eles também. Mesmo que seu objetivo seja diferente, conversar ajuda a esclarecer dúvidas e evitar algumas gafes. Também existem excelentes blogs/sites/grupos no facebook que você pode acompanhar e aprender com a experiência das outras pessoas e até tirar dúvidas.

  • Tenha um plano de saúde – Cidadãos e residentes permanentes recebem o plano de saúde gratuito do Governo. Vem com outro visto? Você precisa contratar um plano de saúde. Não tem essa de arriscar ficar sem plano, seja pra 1 mês, seja para 3 anos.
  • Encontre um lugar para ficar – Para nossas primeiras semanas aqui utilizamos o airbnb para reserva de apartamento. Nossas experiências foram positivas. Esta é, na maioria das vezes, uma alternativa mais barata que hotel e você pode acabar ficando mais bem próximo do centro e/ou metro. Vai ficar por mais tempo? Existem muitas opções de busca de apartamento e casa na cidade de Toronto, e também algumas dificuldades para quem pretende alugar e vem de outro país. Falarei disso numa outra postagem.

apartment-for-rent-photo2

  • Planeje suas finanças – Passear ou viver numa cidade grande é caro. Para quem vem de férias, o mais importante a saber é que os impostos por aqui são incluídos na hora do pagamento no caixa, ou seja, aquela oferta imperdível que você viu? Acrescente 13% a ela. Mesmo vale para restaurantes, onde você deverá também deixar gorjeta para o garçom. Quer vir morar? Pesquise preços de aluguel de imóveis, móveis, passagens, vistos, transporte, seguros… e junte dinheiro.
  • Aprenda a língua oficial da Província – Existe uma grande quantidade de imigrantes por aqui, o que pode ajudar quando você chega com aquele inglês ou francês meio enferrujado, mas pode atrapalhar muito a longo prazo. Se esforce para falar o idioma local, mesmo quando estiver com outros Brasileiros. É educado e ajudará você por aqui, não importa o objetivo a que veio.

keep calm

 

Quer saber mais sobre o Canadá? Clica aqui que você acha informações oficiais sobre a História, Geografia… e vistos, claro! :)

Até próximo Sábado!