Ano triste para a literatura brasileira. Já se foram Suassuna e João Ubaldo e hoje, em dose dupla, partiram Leandro Konder e Manoel de Barros. Lembro-me do primeiro nos corredores da PUC-Rio e de suas palestras sempre bem fundamentadas, assim como seus textos. Do segundo, a simplicidade de fazer versos sobre a natureza, o cotidiano, a palavra. Não resisti e faço uma pequena homenagem trazendo seus livros para a foto de abertura deste post. Como diziam os romanos: Que a terra lhes seja leve!
——————————————–
Hoje começa o grande evento do cinema brasileiro em Madri, o NovoCine, mas saibam que o Brasil também está representado em outros campos da arte com o lançamento de dois livros. Sábado, Fátima Santos, conversa com a plateia sobre sua obra “Revelações do Passado”, na Casa do Brasil, às 20:00. Imprescindível reservar pelo telefone 914 55 15 60.
——————————————————–
Semana que vem, dia 19, quarta, dessa vez na Casa de América, o escritor Antonio Maura apresenta sua “Cartografia literaria de Brasil” . Publicado pela Ediciones Ambulantes Literatura Brasileña, haverá um debate durante o lançamento onde o autor estará acompanhado do cônsul brasileiro João Almino e dos editores Aline Pereira da Encarnação e Victor David López. O escritor já é conhecido pelos seus estudos sobre a literatura brasileira, notadamente a obra de Clarice Lispector, e ao trânsito com os acadêmicos brasileiros. Assim, trata-se de um olhar apurado sobre o panorama literário brasileiro chancelado pela Ediciones Ambulantes Literatura Brasileña, editora que tem como objetivo divulgar escritores brasileiros contemporâneos na Espanha. Por isso, entre um filme e outro, nada melhor que folhear as páginas de um bom livro.
Sem Comentários