unnamed
Antonio Peres Junior (EMBA ’15)

Cursar um dos programas de MBA mais bem avaliados do mundo não é fácil. E Antonio Peres Junior não achou que seria. “Foi o maior desafio intelectual de minha vida”, lembra o CEO do Peres Junior Advocacia, banca empresarial com unidades na Bahia, São Paulo e Madri. Para um profissional dedicado por quatro décadas às letras e à literatura – sendo metade desses anos também voltados ao direito – a maior dificuldade foi mergulhar no mundo financeiro.

Foi em uma reunião de negócios que o advogado enxergou a necessidade de aprimorar seus conhecimentos. “Estávamos conversando quando de repente um consultor falou em EBITDA. Fiquei com aquela palavra engasgada, até que na terceira vez tive que discretamente sacar o celular para ver o que aquilo significava”, confessa. Inseguro devido aos Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, Antonio preferiu seguir discreto enquanto os demais protagonizavam a reunião.

A indicação veio do professor particular de espanhol que acabou virando amigo. Foram seis “massacrantes” meses de aula, principalmente após ter decidido pelo Executive MBA da IE. “Ele é madrilenho e sua esposa trabalhou na IE. Depois foi unanimidade. A todos que perguntei, me responderam como referência de instituição de ensino fantástica”, conta. Já na escola, vencida barreira do idioma vieram as matérias de finanças: “Me perguntei o que eu estava fazendo ali”, revela com bom humor. Para quem tinha intimidade com o Word, as planilhas do Excel e diversos conceitos econômico-financeiros não significavam quase nada. Os meses passaram até que as notas ficaram insustentáveis. Foi com pesar que a diretora do curso deu a notícia: “Ou suas notas melhoram, ou você não se forma”. O jeito cativante de Antonio o fez querido na turma de 23 alunos. Recebeu apoio de colegas e professores durante as três semanas em que teve de se afastar do trabalho para enfrentar os números. Acabou tirando a maior nota da sala, mesmo sendo o único profissional da área de Humanas.

“A IE me deu segurança e conhecimento técnico para deixar de ser imediato e me tornar comandante e, como tal, conduzir minha empresa e minhas estratégias profissionais com uma tranquilidade que quase, às vezes, me faz sentir no meio de uma calmaria, enquanto quase todos, ao meu redor, se desesperam, especialmente em tempos como os que vivemos no Brasil, nos quais consigo ver oportunidades para vender lenços, enquanto outros choram”, avalia. Além de CEO do Peres Junior Advocacia, Antonio é colaborador da revista Brazil com Z, publicação que circula na Espanha com informações sobre negócios, cultura e variedades ao público brasileiro.

Quer incrementar a network? Antonio está no Linkedin

 

Fonte: Instituto de Empresas (I.E.) Brasil