É impossível dissociar cinema de literatura, já que antes de virar imagem, precisou existir um texto, um roteiro ou a adaptação de alguma obra. Uma das maiores fontes de inspiração para o cinema, sem dúvida, é a literatura. Veja alguns filmes brasileiros que tiveram como base alguma obra literária:

1. O livro Estação Carandiru (1999), do dr. Drauzio Varella, um best seller escrito pelo médico que fazia um trabalho voluntário de prevenção à AIDS no extinto presídio do Carandiru em São Paulo. O livro deu origem ao filme “Carandiru” (2003), uma superprodução de Hector Babenco.

carandiru

2. A obra Eles não usam Black- tie (1958) escrita pelo saudoso Gianfancesco Guarnieri, ator, diretor, dramaturgo e escritor tem um tom político e social. Uma obra multidisciplinar, originalmente escrita para o teatro, Eles não usam Black- tie foi para o cinema também. “Retrata a trajetória política e ecônomica da classe trabalhadora no final dos anos 70, na crise da ditadura militar, além dos conflitos, contradições e anseios dessas pessoas.” Com Fernanda Montenegro, Bete Mendes, Carlos Alberto Ricelli, a direção foi de Guarnieri, além de atuar também e o roteiro do cineasta Leon Hirzman.

elesnac2a2ousamblacktie

3. O livro “Sargento Getúlio” (1972), do grande João Ubaldo Ribeiro, é uma obra baseada em fatos reais, uma história que ouviu do seu pai na infância, que era policial militar e socorreu um tal sargento Cavalcanti ( no livro é Getúlio Santos Bezerra) em um atentado na Bahia. A obra virou filme em 1983, direção de Hermano Pena e Lima Duarte como ator principal.

06 - 15.06.2014 - Sargento Getúlio (teatro) - folder 1

4. O escritor  romântico José de Alencar, talvez seja o autor com mais obras adaptadas ao cinema. O livro Iracema (1854) foi adaptado com o nome Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel em 1979, filme dirigido pelo cineasta Carlos Coimbra.

iracema_mel1

Também O Guarani (1857) teve uma produção dirigida por Norma Bengell em 1996, o ator principal foi Márcio Garcia e Tatiana Issa, como Ceci e Peri. Essa obra também virou minisserie na televisão. Além disso, também existe um filme mais antigo, de 1979, estrelado por Davi Cardoso com direção de Fauzi Mansur, assista:

O livro Lucíola também virou cinema em 1975 com o nome de Lucíola, o anjo pecador. Veja o filme:

5. Uma das minhas obras preferidas, A hora da estrela (1977),  o último livro de Clarice Lispector foi para as telas de cinema (1985) com a direção de Susana Amaral, com as fantásticas atuações da atriz Marcélia Cartaxo como Macabéa e José Dumont como Olímpico de Jesus. Veja o filme:


Um bom fim de semana a todos, até a próxima sexta- feira! #PalomitaZ