Sábado fui ao Caixa Forum Barcelona para visitar a exposição Pixar 25 anos de animação. Aos pés de Montjuic, este charmoso edifício modernista por si só já merece a pena o passeio, mas ele tem outros atrativos: uma grande oferta de programas culturais, sociais e educativos que estão espalhados em uma área de 12.000 m².
A última vez que fui ao Caixa Forum foi em janeiro para ver a exposição do grande Sebastião Salgado, um mestre da fotografia. Esta vez o que me levava até ali era a curiosidad, queria conhecer um pouco mais sobre esse estúdio de onde saíram filmes de animação realmente incríveis e de grande sucesso, tanto de bilheteria como de crítica, e premiado com 26 Oscar y 7 Globos de Oro.
A exposição faz uma retrospectiva desses 25 anos de êxito e inovação. Apresenta os longas-metragens e os curtas que foram produzidos por Pixar, mostra detalhes dos personagens, das histórias, de como foram criados. Podemos ver os rascunhos de desenhos e como iam tomando a forma definitiva alguns dos famosos protagonistas. Os visitantes descobrem a magia e criatividade dos estúdios Pixar através de desenhos, maquetes e instalações digitais. Também faz uma restrospectiva do estúdio, desde a sua criação em 1979 quando era apenas um setor da Lucasfilm ( de George Lucas) até os dias atuais pertencendo a compania Walt Disney.
Descobrimos curiosidades sobre este estúdio de animação digital e é possível ver o primeiro curta de animação que fez com que a Pixar passasse a ser conhecida: “Luxo Jr.” O filme foi criado em 1986 por John Lasseter logo após a empresa ter se desvinculado da ‘Industrial Light and Magic’. Luxo Jr. conta a história de dois abajures e uma pequena bola de borracha. O resultado foi tão bom que o abajur tornou-se o símbolo da empresa. Foi aí que surgiu aquele abajur amassando a letra “I” do logo da empresa nas introduções dos filmes. Aqui um pequeno trecho.
Sem dúvida é um programa que agrada tanto aos grandes como aos pequenos, pois filmes como Monstros S.A, Os Incríveis, Procurando Nemo, Cars entre outros, foram vistos por um público variado e mantém seus fiéis fãs em diferentes faixas etárias.
Pelo que eu vi no sábado a exposição está sendo um sucesso. Crianças, jovens e adultos se acotovelavam e disputavam um espaço para poder observar e aprender um pouco mais sobre essas obras de arte.
Infelizmente está proibido fazer fotos dentro das salas, realmente é uma pena porque tem miniaturas de vários personagens e entra uma vontade louca de fotografar a todos, mas para compensar, nem que seja um pouquinho, na entrada do prédio encontramos dois bonecos, Mike e Sullivan, que fazem a festa dos visitantes. Ninguém resiste e todos acabam fazendo uma foto com esses simpáticos monstrinhos.
Para finalizar e aguçar ainda mais a curiosidade de vocês, deixo um vídeo com o trailer de um dos filmes que mais gosto. Uma deliciosa aventura com altas doses de amor. O filme foi lançado em 2009.
Até o dia 3 de maio podemos conferir esta que é uma boa opção de lazer tanto no fim de semana como entre semana. Lembrando que paralelamente à exposição sempre tem alguma atividade interessante direcionada ao público infantil e adulto.
E se você tem uma conta no La Caixa, a entrada é gratuita.
Av. Francesc Ferrer i Guàrdia, 6-8
08038 Barcelona
Horário
De Segunda a domingo e feriados, de 10 a 20 h.
Especial verão
Quartas de julio e agosto, de 10 a 23 h
Especial Natal
Dias 24 e 31 de dezembro e 5 de janeiro
de 10 a 18 h
El centro permanecerá fechado nos dias 25 de dezembro e 1 e 6 de janeiro.
Até o nosso próximo encontro com muito mais sobre Barcelona, com mais Vitrine Barcelona.
Um abraço.
#Barcelona #VitrineBarcelona
E já visitei a Caixa Fórum algumas vezes, daí e daqui, sempre tem exposições muito bacanas! Eu adoro os desenhos da Pixar, são os melhores para o meu gosto.
Tem uma curiosidade em relação aos desenhos, tem um número que aparece em muitos deles A113, depois desvendarem o significado: é o número da sala de aulas de vários desenhistas da Pixar. Quando você assistir, presta atenção…rsrsrs
Beijos!
Não conhecia essa curiosidade. Dá próxima vez vou ficar atenta. E sim, os desenhos da Pixar são apaixonantes.
Beijos.