Restaurantes de cinema, literalmente! Muitos lugares que servem de cenário para a festa gastronômica dos personagens, acabam virando ponto turístico. Veja alguns desses famosos restaurantes:

1. Barney Greengrass  (Nova York)

Esse restaurante judeu que já tem 106 anos serviu de locação para vários filmes, entre eles “Tão forte, Tão perto” (2011,  “Extremely Loud and Incredibly Close”) com Sandra Bullock e Tom Hanks e outro também famoso (Hanks virou sócio): “Mensagem para você” ( 1998, “You’ve got mail”) com Meg Ryan e Tom Hanks. Filme bacaninha.

youve-got-mail-movie-poster

Cena do filme no restaurante Barney Greengrass:youvegotmail129 (1)

O restaurante, que não tem nenhum luxo, é famoso pelos seus pratos de peixe, principalmente salmão e os famosos “bagels”, aqueles pães em formato de rosca, típicos americanos.


2. Il Cantinori, (Nova York)

Durante as seis temporadas de uma das minhas séries favoritas, “Sexo e a cidade” (“Sex and the city”, 1998- 2004) as nossas meninas Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte comeram em diversos restaurantes em Nova York, principalmente Manhattan.

O restaurante italiano Il Cantinori foi o cenário da famosa cena em que os amigos de Carrie a deixaram abandonada, nenhum conseguiu chegar a tempo para o seu aniversário de 35 anos.

cf200ccc5dd899eb9eddfbeb5f2da31e

Carrie desolada, sozinha no seu aniversário.

2576

Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Samantha (Kim Cattrall), Charlotte (Kristin Davis) e Miranda (Cynthia Nixon).


3. Bar Comercio, (L’Hospitalet de LLobregat, Barcelona)

Agora um bar/restaurante mais próximo dos residentes na Espanha, o “Bar Comercio”, que serviu de cenário para o filme “Tapas”(2005) de Juan Cruz, diretor e roteirista e José Corbacho, humorista, ator e roteirista, nascido em Hospitalet, muito popular na Espanha.

Eu assisti as filmagens “de camarote” da janela da minha sogra na Calle Jacinto Verdaguer, época em que eu morava em Barcelona. Uma das locações foi o supermercado “Aranda” em frente ao edifício dos meus sogros. Mas a história desenrolou- se mesmo nesse bar na Calle Comercio”.

descarga (4)

Cena de “Tapas” (que significa “aperitivo, tira-gosto em espanhol). Na ficção, “Bar Lolo”, onde contrataram um chinês para fazer petiscos típicos espanhóis. 

descarga (1)

O ator Ángel de Andrés que deu vida ao personagens inspirado em Demetrio, o verdadeiro dono do bar.

Esse filme foi uma homenagem à cidade que viu Corbacho crescer. E vivam as “tapas” espanholas, que seduzem qualquer brasileiro na terra de Cervantes!

Veja aqui receitas deliciosas inspiradas e com nome de filmes do cinema.


Notinhas cinematográficas da semana

  • Não posso deixar de comentar sobre a entrega do Oscar no último dia 22 de fevereiro. Ganhou o meu favorito como melhor ator , o inglês Eddie Redmayne (33), ele arrasou no papel do físico Stephen Hawking no filme “A teoria de tudo”, que falei nesse post. “Birdman” levou como melhor filme, em breve resenha sobre ele. Veja aqui os vencedores.
  • Algumas estreias interessantes: o francês “Samba”, com o mesmo ator de “Intocáveis”, que fez muito sucesso. Esse está na minha lista. Vamos?!
  • Não deixem de ver “O livro da vida”, filme americano infantil (que eu achei mais para adultos). Um banho de cultura folclórica mexicana, a história  acontece no “Dia dos Mortos” (Dia de finados, 2 de novembro), festa no México, porque a morte para eles é motivo de alegria, pois existe uma vida muito melhor pós- morte. Nesse dia, os mortos se fazem mais presentes no nosso mundo. “La Catrina” (a dama da morte) é apresentada como uma figura boa e generosa. Desenho com história de amor, superação, amizade e cheia de lições para a vida.

Bom fim de semana a todos! E todos ao cinema: cinema é arte, cultura e diversão. #PalomitaZ