No dia 5 de setembro, inicia a “XVIII Semana de Música Antiga” de Logronho (município e  capital da província, e comunidade autónoma de La Rioja, Espanha). Nesta edição, o cenário escolhido para o primeiro dia de apresentações é diferente: a Catedral de “Santa Maria de La Redonda”, onde ocorrerá um concerto de órgão, a cargo do intérprete espanhol Javier Artigas (chefe  do Departamento de Música Antiga e professor de órgão e cravo no Conservatório de Múrcia), visando mostrar a evolução do instrumento e de suas fontes ​​mais emblemáticas, viajando desde os primórdios até a data da morte de Johann Sebastian Bach (compositor alemão, cravista, mestre de capela ou mestre de coro, regente, organista, professor e violinista).
Em 6 de setembro, as atividades retornam ao cenário habitual de Música Antiga, nos últimos anos: o salão de câmara do “Riojaforum”, quando haverá um concerto com composições e improvisações modernas e incursões no campo da música medieval, sob o comando de Christophe Deslingnes, gótico e Thierry Gomar organetto, percussão. Ambos realizarão um programa intitulado “imaginário ocidental. Improvisação na época das catedrais”.
No dia 7 de setembro é a vez do ‘The piacere Academy’, composta por Fahmi Alqhai, viola da gamba e endereço;  Johanna Rose, viola da gamba; Rami Alqhai, viola da gamba; Miguel Rincon, guitarra barroca; Javier Nunez, chave e Pedro Estevan, percussão. Eles vão apresentar um programa chamado de “Fantasias, encobre diferenças e música espanhola no século XVI e XVII”. (“Redescobrindo a Espanha”), com obras de Antonio Cabezon, Gaspar Sanz, entre outros.
Já, em 8 de setembro, presenças confirmadas da soprano Maria Espada, da intérprete tiorba Maria Farré e violagambista Amélie chemin, que irão executar músicas do “edifício do século XVII italiano”, com importantes obras de Frescobaldi, Claudio Monteverdi, Benedetto Ferrari, Barbara Strozzi, Giacomo Carissimi e Domenico Mazzocchi, grandes expoentes da música deste período.
O encerramento acontece dia 9 de setembro com a participação do renomado violinista Gordan Nikolic, que jogará na íntegra “Partitas completas e Sonatas para Violino compostas por “Johann Sebastian Bach”, sem interrupção ou intervalo.

Jornalista David Isaias