Nos Piríneus (Navarra), especificamente na cidade de Roncal – está o Centro de Interpretação da Natureza, que destaca a conservação dos ecossist6emas e o seu melhor expoente: a Reserva Natural de Larra-Belagua.
O Centro de Interpretação da Natureza de Roncal, distribuído em três andares, dispõe de painéis, modelos, jogos interativos e um holograma em que um pastor conta a vida nas montanhas da localidade, para melhor compreensão da história e a evolução deste vale.
Na planta baixa, encontram-se as informações gerais sobre a geografia, a natureza e a cultura do território, além de turismo e documentação ambiental ao redor. No piso térreo, serão apreciadas as reproduções das principais aves de rapina da localidade.
Em seu primeiro andar, o visitante irá aprender sobre as características do ambiente natural e da vida humana no Vale do Roncal (flora e fauna representativas, história das jangadas e transumância). No segundar andar é possível se visualizar um slide e uma exposição etnográfica com ferramentas tradicionais objetivando aprofundar o conhecimento.
Até 31 de Outubro, a visitação pode ser realizada, de domingos à quintas-feiras, das 10h às 14h; e às sextas-feiras e sábados, das 10h às 14h e das 16h30min às 19h30min. De 1º de novembro à 31 de dezembro: de terças-feiras à quintas-feiras e domingos, das 10h às 14h, e às sextas-feiras e sábados das 10h às 14h e das 16h30min às 19h30min. Às segundas-feiras, o Centro de Interpretação da Natureza não será aberto para visitas.
Jornalista David Isaias.
Sem Comentários