A cidade de Valência preserva tradições, costumes e uma perfeita integração milenar com festejos que ocorrem ao longo do ano, isto, desde os séculos XV e XVI diante da pluralidade e  popularidade de alguns destes eventos.
A extroversão, característica dos valencianos se destaca nas festas religiosas e seculares, realizadas principalmente na rua e com ritual envolvendo pólvora, música e fogo, num extenso calendário festivo que inclui o Fallas, Marinera Páscoa, a Virgem dos Desamparados, Corpus Christi, a Feira de julho e o 09 de outubro.
Oferecendo um clima com temperaturas amenas, gastronomia rica e celebrações espetaculares, Valência dispõe ao visitante todas as nuances favoráveis a momentos indiscutivelmente fervorosos e inesquecíveis.
O próximo evento ocorre em 9 de outubro: “Dia da Comunidade Valenciana” quando é comemorada a entrada triunfal do rei Jaime I na cidade, culminando na fundação de um novo reino em Valência, que na época estava sob o domínio de muçulmanos. As comemorações iniciam na noite de 8 de outubro num festival internacional de fogos de artifício, um show pirotécnico reunindo artistas de vários países.
Além disso, 9 de Outubro, também é considerado o “Dia de Sant Donis” ou “Dia dos Namorados/Amor” para os valencianos, quando de acordo com a tradição, os homens dão às mulheres o “Mocadorà”, também chamado “Mocaorà” que é o nome dado a maçã-pão doce recolhida dentro de um tecido (tipo echarpe), fechado com um nó ou um anel.
Jornalista David Isaías .