Em tempos de crise no Brasil, muita gente pensa em buscar novos horizontes fora do território verde e amarelo. O mais interessante é que a maioria dos países europeus vêem os brasileiros com bons olhos no campo profissional e, na Espanha não é diferente.
Quando o trabalhador possui capacidade acadêmica e técnica condizente com a função, sempre será bem vindo.
Vagas existem, e prova disto se faz numa simples pesquisa por “emprego na Espanha”, que surgirão as disponibilidades.
Quanto ao visto de trabalho, entre as possibilidades de liberação – está aquela em que o trabalhador tenha sido contratado ainda no Brasil por alguma empresa espanhola (assim a solicitação de visto é feita atrelada ao emprego bastando solicitar o ‘Número de Identificación de Extranjeros’ – NIE ao chegar no destino), e quando houver descendência espanhola/cidadania, a qual não necessita de visto específico para o trabalho.
Por outro lado, existe o receio quanto a preconceito por ser de outro pais, o que não se comprova na prática, até porque a partir do momento em que a pessoa busca um emprego compatível com suas condições e detém conhecimento/preparo, é possível sim, alcançar o sonho de morar e trabalhar em solo espanhol com total naturalidade.
Por Jornalista David Isaias
Correspondente GNS-Press
Associação de Jornalistas do Bloco Europeu
Membership nº 8194