O mês de fevereiro é muito importante para mim (como também são junho, setembro, outubro, novembro e dezembro). No dia 8 nasceu minha irmã Tânia. Criatura sensível, trabalhadora, pacífica, boa de papo, talentosa e humana. Gosta de café com bolo e de viagens. Mãe de um pequeno artista chamado João Antônio. Fomos sempre muito ligadas desde crianças e sempre a tive (e tenho) como um modelo a seguir, sempre lhe admirei muito, é minha amiga. É parte da minha família, do grupo dos 6, do meu chão, do meu porto aonde eu tenho certeza que posso atracar meu barco sem medo.

Desde criança, fui um pouco tímida e por isso nunca tive muitos [email protected] Mas tinha muito claro que tipo de relações queria: pessoas com quem eu pudesse contar e vice-versa; onde existisse um respeito e admiração mútuos, um sentimento de cumplicidade e confiança, uma pessoa que te criticasse e que também aplaudisse, quando necessário. Ser [email protected],acho, é um dom. Necessitam cuidado como uma plantinha e ser cultivados mas, como diz Lya Luft no seu ensaio sobre a amizade, “sem esforço, sem adubos especiais, sem método nem aflição: crescendo como crescem as árvores e as crianças quando não lhes faltam nem luz nem espaço e nem afeto”. Cada amizade tem suas peculiaridades e características específicas e devemos buscar [email protected] que nos possibilitam ser quem somos realmente, as que nos permitam florescer juntos.

Quantos [email protected] você tem? Já se deu conta que à medida que envelhecemos esses [email protected] tornam-se mais raros? Será que é normal ou simplesmente nos tornamos mais seletivos? No dicionário (sim, eu tenho um Michaelis, edição de bolso que é um quebra-galho para não esquecer o português e na hora de chinelar por aí) encontrei o seguinte: a.mi.za.de sf (lat amicitate) 1 Sentimento de amigo; afeto que liga as pessoas. 2 Reciprocidade de afeto. 3 Benevolência. 4 Amor. Antôn: inimizade, ódio, oposição. A. colorida, gír: relação íntima e amorosa, sem compromisso social. Cf amizade-colorida. Continuei com a minha pesquisa e encontrei na Wikipédia: Amizade (do latim amicus; amigo) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas ;é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo; relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados.

Esse tema não é fácil e meu objetivo não é escrever um tratado sobre a amizade (ainda bem que Cícero, Platão e Aristóteles já o fizeram) mas sim fazer uma homenagem a “você, meu amigo de fé, meu irmão camarada”, à[email protected] que continuam na minha vida, à[email protected] que a vida nos separou, aos que continuarão por muito tempo e aos que virão. Com [email protected] aprendi algo e por causa dessa data marcada como especial para mim, o aniversário da minha irmã, queria dizer [email protected]! A todos os que de alguma maneira me ajudaram a crescer e ser capaz de compreender a vida e de como ser [email protected] E para celebrar, um bolinho fácil de fazer e que você pode dar de presente ao seu [email protected]!

Bolinho de chocolate com creme de manteiga sabor framboesas

1 receita de qualquer bolo de chocolate simples que você tiver (pode até ser bolo de caixinha, desde que seja feito com muito amor e carinho). A receita da foto é a que segue e antes de começar, forre uma forma rectangular com papel manteiga ou besunte com manteiga e farinha, forminhas de muffins e pré-aqueça o forno à 150ºC.  Separe 3 ovos- 3 xícaras de farinha de trigo- 1 xícara de açúcar – 1 xícara de óleo – 1 xícara de chocolate em pó – 1 ½ xícara de água fervente – 1 colher de bicarbonato de sódio – ½ colher de fermento em pó. Preparo: Peneire farinha+ fermento e bicarbonato e reserve. Dissolva muito bem o chocolate na água. Bata os ovos +açúcar e acrescente à mistura de chocolate. E acrescente a mistura de farinha aos poucos, até incorporar tudo muito bem. Despeje na forma rectangular ou nas forminhas e leve para assar. Uma vez assado, retire do forno, deixe esfriar bem e desenforme.

Preparo do creme de manteiga sabor framboesas (reduzido): 2 xícaras de açúcar de confeiteiro – ½ xícara de manteiga em temperatura ambiente – 1 colher de chá de extrato de baunilha – 1 ou 2 colheres de sopa de geleia de framboesas. Bata bem o açúcar com a manteiga até ficar branquinho e acrescente a geleia. Prove para ver se está ao seu gosto. Acrescente mais se quiser. Usando um saco de confeitar, aplique no bolinho e enfeite.Bom proveito!

bolinho amigo

*todas as fotos que uso nos meus posts são parte do meu arquivo pessoal.