Visando difundir o patrimônio cultural e natural de los Cameros y las Siete Villas, a Rioja Turismo lançou o “Serranobus” visando permitir que os turistas conheçam rotas inesquecíveis, destes municípios emblemáticos.
O serviço poderá ser desfrutado aos sábados: 29 de outubro e 5 de novembro com saída do escritório de turismo em Logroño às 10h, a preço convidativo, incluindo o almoço, e possibilitará ao turista aprofundar o conhecimento sobre a cultura, arquitetura, paisagem e estilo de vida dos povos riojanos do passado e do presente, onde pessoas ligadas a estas localidades falarão sobre as características dos lugares visitados.
No dia 29 de outubro, o roteiro passa por Torrecilla en Cameros, Villoslada Cameros e Lumbreras. A primeira parada será em Torrecilla, em visita ao Centro de Emigração Riojana, num passeio pela cidade e seus principais espaços culturais, como a Space Sagasta.
Já em Villoslada, o visitante vai usufruir de um ambiente privilegiado, no Parque Natural da Serra da Cebola tendo referências quanto às práticas tradicionais que existiam na área, debulha, gestão do gado e abate; visitar a Igreja de St. Bartholomew em Lumberas, e observar a topografia do lugar que ajuda a compreender a história de uma cidade, em que a transumância, pastoreio e guaritas marcam o caráter de seu povo.
Em 05 de novembro: Laguna de Cameros e San Roman em Cameros Soto. Neste dia, o turista vai apreciar a arquitetura rural tradicional em Laguna Cameros, conhecer algumas pessoas famosas da cidade e as instalações recentes voltadas a produção de queijo artesanal. Em San Román, seus paralelepípedos característicos e seus quatro bairros. O dia terminará em Soto, passando pelo Canyon de Leza para chegar ao local 1 e visitar a oficina de marzipan. As atividades se encerram entre 20h e 21h.
Jornalista David Isaías.