Nestas olimpíadas a torcida de todo o Brasil sempre estará voltada para os times de esportistas brasileiros, certo? Ainda assim, alguns países sempre ocupam um lugar especial nos corações dos torcedores, seja por simpatia ou pela qualidade de seus atletas.

Para quem mora na Espanha ou tem interesse na cultura espanhola, pode ser que este seja o segundo (ou até mesmo primeiro) país para se acompanhar nas olimpíadas. Por isso, hoje mostramos um pouco da trajetória dos espanhóis no evento.

Desde 1900 o país participa das olimpíadas de verão, e 36 nas olimpíadas de inverno. Seu comitê olímpico, no entanto, só apareceu alguns anos mais tarde, em 1924. Ainda assim, em alguns anos, como 1936 nas olimpíadas de verão o país foi um dos que boicotou a presença no evento, por ser sediada na Alemanha no auge no Nazismo.

O melhor momento para a Espanha na história das olimpíadas foi em 1992, quando o país sediou o evento. Graças ao evento, muitos dos avanços na infraestrutura da cidade que vemos hoje é herança das obras e projetos que ocorreram no período – mudanças foram feitas em todas as partes da cidade, tornando um dos marcos da Espanha até então. Em Barcelona o público espanhol acompanhou a conquista de um total de 22 medalhas no quadro geral, sendo 13 de ouro – melhor resultado até hoje.

Na época, a Vela foi o esporte mais premiado e destaque na mídia internacional – até hoje o país aparece como sendo um dos favoritos no esporte. Apesar da fama e do incrível desempenho no futebol, a Espanha não apareceu como destaque no esporte durante a história das olimpíadas.

Para as olimpíadas do Rio em 2016, o comitê aposta nos esportes com mais força nos times, como Vela – que conquistou duas medalhas de ouro em Londres em 2012 – Basquete, Ciclismo e Canoagem. Até o fechamento desta matéria, os times espanhóis já conquistaram 3 medalhas de ouro (natação, tênis e Canoagem) e 2 de bronze (natação e levantamento de peso). Fique ligado e vamos torcer por estes incríveis atletas!