Muitos adeptos do ciclismo se perguntam como evitar riscos com assaltos, principalmente com os recentes casos ocorridos no Rio de Janeiro, embora o problema esteja presente em todo o Brasil.

Pois bem, uma iniciativa pode colaborar diretamente para um uso mais seguro de bicicletas. Estamos falando do aplicativo “Bike Registrada”, um cadastro nacional de ciclistas e registro de bicicletas, onde o ciclista ao registrar sua bicicleta pode checar e verificar a propriedade, combater a venda de “bikes” roubadas e até mesmo recuperar a sua, em caso de assalto.

Este cadastro nacional tem como principal funcionalidade, a recuperação de bicicletas apreendidas e combater diretamente o roubo e a comercialização das que forem roubadas através do registro das mesmas. Todas as bicicletas tem um número de série, que fica no quadro da bicicleta, e sendo assim, o cliente vai cadastrar os dados dele e “linkar” ao seu número de série.

Segundo consta, a maior parte das bicicletas apreendidas pela polícia não tem o número do chassis raspado e uma pesquisa feita pelo aplicativo mostrou que a maior parte dos ciclistas se nega a comprar uma bicicleta com o chassis roubado. Mais de 26 mil bicicletas estão cadastradas no site e 16 bicicletas já foram recuperadas.

O ciclista gaúcho, Kevin Inácio Krasner, que costuma ir ao trabalho diariamente com sua “bike” aprova a medida, e entende que desta forma, “temos mais um dispositivo em nosso favor, afinal, todos os ciclistas se tornam possíveis vítimas – diante de tamanha criminalidade”.

Ciclista1