O mercado judeu “Hyper Cacher”, um dos palcos dos ataques terroristas que aconteceram na capital francesa em janeiro, reabriu suas portas neste domingo. Medo? Os clientes respondiam com energia: certamente não!  Dois meses após a invasão do estabelecimento onde funcionários e clientes foram mantidos reféns, os fregueses afirmam que “a vida é mais forte” e “é preciso levantar a cabeça”. E, sobretudo,  “não renunciar a nenhum rito, nenhuma tradição ou costumes do modo de vida judeu”.

No dia 9 de janeiro, quatro judeus foram mortos neste mercado, que fica no leste de Paris, por um jihadista francês, Amédy Coulibaly. Ele tomou como reféns funcionários e clientes do estabelecimento durante horas. O terrorista foi morto durante a ação das forças de segurança no mercado.

Paris Kosher Market ' HyperCacher' Reopens Two Months after terrorist attack

A reabertura contou com a presença do Ministro do Interior francês, Cazeneuve. Foto: Parismatch

 

Extremamente danificado pela ação policial, o mercado precisou fechar suas portas para reformas. Os clientes, porém, permaneceram fiéis e acudiram a reinauguração. “Como Charlie e seus sete milhões de exemplares, o Hyper Cacher vai aumentar seus números de venda. Todo mundo virá para apoiá-lo” declara um freguês que preferiu manter o anonimato.

Fonte: Le Monde e Observador.pt