Fazia tempo eu não assistia filmes de super- heróis, nem leio comics, fiquei decepcionada com “Os Vingadores- A era de Ultron” (2015).

losvengadores

Por quê? Porque quando você vai assistir um filme de super- heróis, que espera? Heroicidade e algo de inocência até. E nesse filme os personagens são a antítese do super- herói clássico, aquele que se sacrifica pela humanidade, seja como for, superando seus próprios medos e limitações. Nesse filme não, vemos alguns “heróis” fugindo da briga e vemos civis morrendo e se ferindo. Choque. No meu tempo, filme de super- herói era para criança, não morria ninguém e tinha sempre final feliz. Nesse morreu um vilão convertido a herói e ainda por cima deixou sua irmã gêmea órfã, sem família.

Fora a morte do herói, o filme é uma (má) releitura de tudo o que já vi na infância em termos tecnológicos. Nada novo, o mais “fantástico” que existiu no filme foi…holografia! Por alguns momentos achei que tinha voltado no tempo e estava vendo algum filme dos anos 80. Aliás, uma cena em que uma cidade desprende da Terra e começa a flutuar, lembrou- me alguma do Superman.

Os Vingadores destroem e matam mais civis que os vilãos, mostrando que a fronteira entre o bem e o mal na pós- modernidade já não se pode separar tanto, no filme acho que fica clara essa postura de que na guerra ninguém ganha, nenhum dos lados é tão bom ou tão ruim.

Veja só: Hulk é o personagem mais forte do filme e de todos os super heróis Marvel, criados por Stan Lee, que sempre participa nos filmes que cria, nesse ele aparece em uma cena em um bar. Bruce Banner (Hulk antes da transformação) é um covarde, não vence os próprios medos, não tem auto- controle e foge da luta. Só retorna, porque a Viúva Negra o empurra em um precipício, assim é obrigado a transformar- se e ir à luta; depois, transformado, foge em um jato.

Eu saí do cinema sem saber quem era o personagem de Scarlett Johansson, não havia nenhuma referência nem símbolo de identidade. Viúva Negra. E desde quando uma Viúva Negra virou heroína?! Vejam como existe uma inversão…os maus viraram bons ou é o mal que virou o bem? A relação maniqueísta deixou de existir, inclusive o personagem “inimigo”, “Ultron” foi criação do Vingador Tony Stark (O Iron Man ou Homem de Ferro, cópia do Ultraman da minha infância), e parte dele era a sua consciência. Seu único objetivo era destruir os Vingadores e a humanidade…se ele é uma parte da consciência de Tony Stark, então existe um problema aí.

Outro personagem com difícil identificação para mim foi o “Gavião Arqueiro”, que eu nem sabia que existia, o cara descaracterizado, sem nenhum figurino, usava um arco e flecha para matar robôs sanguinários. Será que Hobin Hood errou de filme? Absolutamente ridículo e nada veraz. Parece um tiozinho qualquer da nossa rua que pulou dentro do filme, totalmente desencaixado.

Nesse filme acontecem duas conversões, a dos irmãos gêmeos Maximoff, Wanda e Pietro, recrutas de Ultron. O rapaz é uma cópia do The Flash e a moça tem poderes mentais, derruba todo mundo com o poder da mente e pode hipnotizar as pessoas. O irmão morre no final depois de cometer um ato heróico ajudando Os Vingadores, o que é uma tremenda injustiça, pois Tony Stark no filme anterior havia criado um míssil que matou os seus pais.

A primeira parte do filme chega a ser monótona, ação mesmo do meio para o final, muita porrada e efeitos especiais para enganar o péssimo roteiro.


Veja quem são Os Vingadores 2, outros personagens aparecem, mas esses são os fixos:

Thor (Chris Hemswort)- personagem clássico e um dos poucos que se salvou no quesito nobreza, conseguiu manter o tipo. O figurino poderia ser melhor:

36703

2. Homem de Ferro ou Tony Stark (Robert Downey Jr.): é o chefe dos Vingadores e criador de Ultron, o vilão nesse filme.

Iron-Man-II-Tony-Stark-thumb-1024x435

3. Capitão América (Steve Rogers): mais parece um playboy que um super- herói.

steve-rogers-in-captain-america

4. Viúva Negra (Scarlett Johanson): uma super heroína que antes era espiã russa. Paira sobre ela um ar de desconfiança. Era inimiga do Homem de Ferro e já namorou o Gavião Arqueiro. Nesse filme ela investe em Bruce Banner e não tem muito sucesso. A atuação de Scarlett é plana, o rosto sempre é o mesmo, tanto faz se está salvando o mundo ou tentando conquistar o Incrível Hulk.

vingadores2-viuvanegra_11-e1425060542262-650x400

5.  Gavião Arqueiro ou Clint Barton (Jeremy Renner) :  não tem nenhum super- poder, ele só tem uma grande habilidade com o arco e flecha, com ele é invencível, o que se torna bastante inverossível, porque apesar de ser um filme de fantasia, a história tem que convencer. Não é culpa do ator, ele é ótimo, o herói que foi mal desenhado.

film-vingadores-trailer_f26

6. Hulk ou Bruce Banner (Mark Ruffalo): os efeitos especiais para esse personagem são os melhores. Hulk impressiona, dá medo. Seu perfil foi baseado no personagem Mr. Hyde e Dr. Jekyll de Stevenson, que são a mesma pessoa, com dois lados muito opostos, o bem e o mal. Ambos misturam- se às vezes, isso aconteceu nesse filme, Hulk não deixou o lado bom prevalecer, apenas em um momento, quando não teve opção. Passou o filme quase inteiro tentando se esconder.

2jbjqeu


Saí do cinema decepcionada com heróis tão pouco nobres, demasiado humanos, um filme tão pouco original e um péssimo texto. Não foi divertido. Ainda assim, fiquei com vontade de assistir mais alguns para comprovar se os heróis morreram mesmo de overdose ou foi de chatice. E fico aqui com uma certa nostalgia, com saudade dos meus doces e destemidos super-heróis dos 80.


Hoje é o dia mais especial do ano, 8 de maio, o dia em que me tornei mãe da minha Laurinha há 12 anos (doze, puxa!). Minha filha, meu amor, que os seus dias sejam repletos de saúde, pois o resto, eu sei, você consegue. Você sim, me dá super- poderes e força para enfrentar qualquer obstáculo. Te amo, minha pequena!

Pessoal, até a próxima sexta- feira!