No mês passado foi anunciado pelo Ministério da Indústria, Comercio Exterior e Serviços e a Confederação Nacional da Industria um programa de apoio para empresas brasileiras. Este apoio visa inserir cerca de 500 empresas selecionadas no mercado internacional, visando principalmente a Espanha.

As inscrições serão abertas em julho para industrias brasileiras de todos os portes e setores. Estas empresas serão parte do programa “Rota Global”, feito para empresas não-exportadores que buscam investir no mercado internacional e oferece consultorias e acompanhamentos especiais.

O programa desenvolvido pela CNI, tambem tem parceria com o Parque Tecnologico de Extremadura, na Espanha. A meta é desenvolver planos de negócios efetivos para pelo menos 200 das 500 empresas inscritas e ao final do projeto ter cerca de 100 empresas operando no mercado internacional com novos planos e operações especiais graças ao auxílio do programa.

A oportunidade é ideal para abrir os horizontes de novos empresários brasileiros, e estimular a interação econômica entre países latinos. Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, as empresas de pequeno porte brasileiras tem uma condição especial de competitividade. “Vamos poder fazer consultorias, apresentar essas empresas de forma mais abrangente no cenário internacional, treiná-las e com isso conseguir vender seus produtos que muitas vezes ficam focados no mercado doméstico”.

O programa também contemplara um número de empresas localizadas na Espanha, habilitando-as ao comercio exterior e aumentando o contato entre empresários espanhóis e brasileiros. A parceria entre os governos vem se mostrando cada vez mais forte ao longo dos anos – cerca de R$ 1,2 milhao serão investidos na iniciativa pela AL-Invest, programa da comissão europeia para fomentar a competitividade entre as empresas da América Latina. Mais informações no link (http://www.mdic.gov.br)