O Rei da Espanha, Juan Carlos, vai abdicar do trono, anunciou o primeiro-ministro, Mariano Rajoy, numa comunicação ao país.

 

O primeiro-ministro Mariano Rajoy anunciou esta segunda-feira que o rei de Espanha, Juan Carlos, anunciou a intenção de abdicar, dando lugar ao príncipe Felipe. “Sua majestade o rei don Juan Carlos acaba de comunicar-me a sua decisão de abdicar”, disse Rajoy.

“Abre-se uma nova página da nossa história, que encaramos com tranquilidade e serenidade”, disse o primeiro-ministro espanhol, acrescentando que Juan Carlos vai comunicar esta segunda-feira as razões da abdicação.

 

Mariano Rajoy falou ao país e expressou sua esperança de que o Parlamento aprove rapidamente a sucessão do herdeiro, Don Felipe de Borbón. “Espero que em pouco tempo as Cortes espanholas possam proceder à nomeação como rei daquele que hoje é o príncipe das Astúrias”.

“Espero que seja um teste da maturidade da nossa democracia”, disse ainda o governante.

Juan Carlos é rei da Espanha desde 1975

O Rei Ruan Carlos tem 76 anos e foi condecorado Rei em 1969.  Desde há algum tempo que o estado de saúde de Juan Carlos é debilitado. O seu reinado viveu nos últimos anos algumas polémicas com grande parte dos espanhóis a defenderem a abdicação. O rei que agora abdica estava há quase 40 anos à frente do trono espanhol.

No tweet oficial da Casa Real Espanhola foram publicadas fotografias do momento em que Rajoy recebe o documento onde Juan Carlos abdica, bem como uma fotografia do próprio documento:

Rei Juan Carlos abidica o trono