Os preparativos já começaram para uma das maiores tradições espanholas do ano. As comemorações para o dia de Reis se inicia nesta sexta-feira!
Este dia pode ser comparado à celebração do natal no Brasil, pois as famílias espanholas normalmente utilizam este dia para a troca de presentes e jantar especial. Em Madri e Barcelona ocorrem desfiles especiais, que atraem milhares de visitantes, turistas e curiosos. Como uma grande parada, carros alegóricos enfeitados com o tema e grandes bonecos dos reis magos são vistos sobre a multidão, que peregrina pelas avenidas acompanhados de muita música e alegria.
Os espanhóis são conhecidos por respeitar celebrar datas importantes, e também pelas boas festas. No dia de Reis essas características ficam mais evidentes! Só em Madri, estima-se mais de 100 paradas diferentes para este ano. Em todas as cidades do país é possível acompanhar paradas menores, cada uma respeitando a estética e tradição de sua região e tornando a festa ainda mais diversificada e colorida.
Além de uma bonita tradição, é um evento mágico e encantador principalmente para as crianças – os pequenos costumam também receber presentes especiais ou até mesmo dinheiro de seus parentes próximos no dia. Para as crianças espanholas, os Reis Magos são equivalentes ao papai Noel, e as cartas com pedidos de presentes são direcionadas a eles!
Como não poderia faltar, o prato mais típico para celebrar a data é o Róscon de los Reys. Este doce é equivalente ao panetone, porem deliciosamente especial. Coberto com frutas cristalizadas, é servida em cafés e padarias da Espanha acompanhada de chantilly ou recheada com cremes diversos.
Com forte influência católica, acredita-se que a noite do dia 5 para o 6 de janeiro foi a noite em que Belchior, Baltazar e Gaspar visitaram o menino Jesus e levaram presentes. Por isso a celebração da data se inicia no dia 5 e é prolongada no dia seguinte, sendo um importante feriado espanhol. Se está visitando a Espanha nesta época, fique atento às mudanças no horário do comercio e atrações turísticas.
Sem Comentários