O Museu de Arte Moderna Muñoz Sola, em Tudela (Navarra) abriga uma variada coleção da pintura francesa da segunda metade do século XIX e uma mostra inigualável do pintor tudelano César Muñoz Sola (Tudela 1921/Pamplona 2000).

As obras de Muñoz Sola apresentam afinidade com os temas retratados e os gostos estéticos do autor, o qual registra em fotos os mesmos temas desenvolvidos por ele como pintor: naturezas-mortas, retratos e paisagens, e, em menor escala, marinas, temas religiosos ou mitológicos, interiores e cenas de gênero.

O prédio onde localiza-se o museu foi totalmente reconstruído para esta exposição, já que originalmente serviu como residência palaciana de Beraiz, família da nobreza tudelana desde a idade média, profundamente remodelado durante o período barroco, adotando uma fachada classicista.

A visitação poderá ser feita de quartas a sextas-feiras (incluindo feriados), das 10h às 13h30min e das 16h às 19h; sábados (incluindo feriados), das 10h às 14h e das 17h às 20h e aos domingos (incluindo feriados), das 10h às 14h, estando fechado em 31 de dezembro. O ingresso é gratuito para menores de 18 anos, acima de 65 anos ou aposentados, e incapazes em pelo menos 33%, além de professores.

Esta é sem dúvida mais uma excelente alternativa de lazer aliada a cultura, disponível para os mais variados públicos e, que, não pode ficar de fora da sua agenda de viagens à Espanha, ou até mesmo para os brasileiros já residentes durante uma saída voltada ao turismo!

Jornalista David Isaías.