Ola esta segunda feira nao podia deixar de falar deste maestro que nos fez tantas vezes rir em nossa infancia e adolescencia, nos deixa um grande ator e para sempre le teremos em nossas lembranças.
Roberto foi filho da secretaria bilingüe Elsa Bolaños Cacho e do pintor, desenhista e ilustrador Francisco Gómez Linares. Estudou engenhería mecánica na Universidade Nacional de Mexico, mas nunca se graduou.
Bolaños, criador de entranháveis personagens de televisão como “Chaves” e “o Chapolín Colorado”, que divertiram a milhões de espectadores, sofria desde vários anos problemas de saúde que o mantinham longe da vida pública.
Gómez Bolaños era um rebelde em sua época. Desafiou o sistema. Se colocava no mesmo patamar de Azcárraga Milmo
Na década de 50 destacou como guionista para programas de rádio, televisão e cinema. Por cerca de dez anos escreveu o programa semanal Cómicos e canções
O ator Roberto Gomez morreu na tarde desta sexta-feira, 28, de acordo com informações da rede de TV Televisa e da CNN México. O artista mexicano faleceu aos 85 anos de idade. A causa da morte não foi revelada.
“Gómez Bolaños cresceu sob a influência da comédia cênica. Isso era o humor da época”, disse Álvaro Cueva, especialista em televisão mexicana. O próprio Chaves reconheceu seus professores em uma entrevista para La Jornada: “Me inspirei muito no Gordo e o Magro, que eram adoráveis e seu humor sensacional. E algo em Chaplin, um gênio, embora às vezes um pouco amargo”, disse. Cueva afirma que para poder revisitar sua obra de um ponto de vista crítico “é preciso entender o contexto em que trabalhava. Não é um comediante que teve todos os recursos disponíveis atualmente”, acrescenta.
Por causa de seus roteiros recorrentes, os programas se tornaram sucesso em todo o mundo, graças a simpatia de Roberto Gómez Bolaños e do grupo de atores em distintas épocas formado por Carlos Villagrán, Ramón Valdés, Florinda Meza, Rubén Aguirre, Édgar Vivar, Angelines Fernandez, Raúl Padilla, Horacio Gómez Bolaños e María Antonieta de las Nieves, que também encontraram a fama internacional.
“Eu nunca quis que as pessoas acreditassem que éramos crianças, mas aceitassem que éramos adultos interpretando crianças.” Roberto Gómez Bolaños
“Este personagem era o melhor exemplo de inocência e da ingenuidade próprias de um garoto, e o mais provável é que essas características tenham gerado o grande carinho que o público sentia por ele”, afirmou o próprio Bolaños em certa ocasião.
“Chapolin não tem as propriedades extraordinárias dos super-heróis: é tonto, desastrado e medroso. Mas também é um herói, porque supera o medo e enfrenta os problemas e é aí que estão o heroísmo e a humanidade”, explicou o criador do personagem
“O México perdeu um ícone, cujo trabalho transcendeu gerações e fronteiras”, disse o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.
Casados na vida real, Florinda Meza e Roberto Bolaños interpretavam Dona Florinda e Chaves (Foto: Divulgação)
Apesar de ter vivido em concubinato com Florinda por 27 anos, os valores de Bolaños eram conservadores. Inclusive, chegou a participar de uma campanha contra a legalização do aborto na Cidade do México.
“Era un gran hombre, amigo, genio”, escribió el actor mexicano.
El ator mexicano Carlos Villagrán, quem interpretou a Kiko em ‘Chaves”, lamentou via Facebook a partida do genial comediante Roberto Gómez Bolaños, melhor conhecido ‘Chaves’, quem faleceu a última sexta feira com a idade de 85 anos, em Cancún, México.
“Para ele todo meu agradecimento, minha tristeza e minha dor. Somente quando se vive a realidade de uma ausência, se descobre o verdadeiro sentimento de uma amizade e um grande maestro”, escreveu o artista na popular rede social Facebook.
Embora ainda não se conhece a causa de sua morte, o cómico sofria vários padecimentos como diabetes e um enfisema pulmonar.
A última mensagem divulgada pelo perfil oficial de Bolaños no Twitter foi: “Todo meu amor para o Brasil”. Ele escreveu em resposta a uma fã brasileira no microblog.
Por isso e por muito mais, adeus Chaves, adeus Chapolín, para sempre. Ficaras na história, e o único que me posso perguntar agora mesmo é E agora, ¿quem poderá nos defender?
Que descanse em paz , ja fara que as pessoas rir no ceu.
Un abrazo
Sem Comentários