O Ministério Público vai investigar a construção de um aeroporto no município de Cláudio, no interior de Minas Gerais, em uma área que pertencia a um parente do candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, e que foi desapropriada. O candidato nega qualquer favorecimento.

O terreno foi desapropriado em 2008, como mostra um documento do governo de Minas Gerais ao qual a TV Globo teve acesso.

Segundo reportagem publicada no domingo (20) pelo jornal Folha de S.Paulo, o aeroporto custou aos cofres públicos de Minas R$ 13,9 milhões, e foi construído em terras que pertenceriam a um tio-avô do então governador Aécio Neves.

A reportagem afirma que o uso do aeroporto é público e gratuito, mas que as chaves do portão ficam em poder da família. A Prefeitura do Município de Cláudio (MG) disse que as chaves estão com ela.

Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil informou que não pode haver qualquer operação aérea porque a pista não foi homologada ainda.
A Anac disse que vai notificar o governo de Minas e a prefeitura de Cláudio. Eles terão dez dias para dar informações sobre a suposta utilização irregular do aeródromo. O Ministério Público de Minas Gerais abriu investigação.

O nosso papel aqui é defender a aplicação eficiente do recurso público. Então, nesse caso, saber se o gasto público foi feito em favor do interesse público, porque quando o gasto público é feito em razão do interesse privado, há uma distorção aí que precisa ser corrigida“, diz o promotor Eduardo Nepomuceno.

MP vai investigar aeroporto em propriedade da família de Aécio

O candidato Aécio Neves, do PSDB, disse que implantou melhoramentos em 30 aeroportos de Minas Gerais e que a obra em Cláudio foi feita de acordo com interesses da região.
É um centro industrial importante de fundições, inclusive exportando para outras partes do mundo. Eu acho que é muito bom que se investigue porque o maior aliado que nós temos nessa nossa caminhada é a verdade, é a transparência. Os documentos mostram isso de forma muito clara, exatamente o que ocorreu não apenas nesse, mas, nos outros 30 aeroportos que nós melhoramos no estado de Minas Gerais“, argumenta Aécio Neves.
FONTE: Folha de S.Paulo