A Federação Internacional de Handebol (IHF) anunciou, que a brasileira Eduarda Idalina Amorim (Duda Amorim) foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2014, depois de uma votação com a participação de mais de 55 mil pessoas.

Atuando pelo “Györi Audi ETO KC”, da Hungria, a jogadora canarinho recebeu 35,2% dos votos superando a romena Christina Neagu (25,8%) e a norueguesa Heide Loke (16,8%).

Componente da Seleção Brasileira de Handebol – no inédito título mundial em 2013, Duda Amorim é a segunda atleta verde e amarela, a conquistar a eleição de melhor do planeta (a primeira foi Alexandra Nascimento, há três anos).

A armadora esquerda, de 28 anos, foi peça importante na conquista da Liga dos Campeões da Europa pelo “Györi Audi ETO KC” na temporada passada, o segundo consecutivo de sua equipe.

No Brasil, Duda Amorim atuou na Metodista e foi para a Europa em 2006, jogar no Kometal Skopje, da Macedônia, ao lado da irmã mais nova, Ana Amorim.

Na conquista do título mundial do Handebol, Duda já tinha sido eleita a jogadora mais valiosa (MVP) da competição, algo que nenhum jogador brasileiro conseguiu…

Duda Amorim