Dados da Receita Federal indicam que mais da metade dos contribuintes ainda não entregaram o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Apenas 48,6% do total de 27,5 milhões de declarações que a Receita projeta receber até 30 de abril (último dia) foram encaminhadas,

Este ano, as pessoas físicas com certificação digital podem fazer a declaração pré-preenchida na página da Receita na internet, na área do e-CAC. Isso também poderá ser feito por um representante do contribuinte que tenha certificação digital e procuração eletrônica registrada no órgão.

Em 2014, 26.883.633 de contribuintes enviaram a declaração do IRPF até o fim do prazo. O número ficou aquém do esperado pela Receita na ocasião, 27 milhões de formulários. Em 2013, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento.

Segundo consta, quanto mais cedo o contribuinte entregar a declaração com informações corretas, mais cedo receberá o valor correspondente à restituição. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave. A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo é R$ 165,74.

O que estaria havendo com os retardatários contribuintes já acostumados com a expressiva carga de tributos a pagar? Provavelmente, a demora no envio da declaração se deva ao habitual “jeitinho tupiniquim” de deixar tudo para a última hora…

Imposto de Renda