Passeios históricos e culturais em três trens lendários (Cervantes, Arganda e la Fresa) completamente restaurados?
Madrid retoma esta possibilidade a partir de outubro, e ainda, a oportunidade de visitação a um museu contendo importante patrimônio ferroviário.
O trem de Cervantes leva seus passageiros à Alcalá de Henares, Cidade Patrimônio da Humanidade, e revive o espírito de Cervantes através da velha locomotiva a vapor a carvão (inaugurada em 1910). Saindo da estação Atocha em direção de Alcalá de Henares, o turista também poderá saborear produtos típicos da pastelaria alcalaína, enquanto relembra o escritor e sua obra imortal.
Usufruindo do trem Arganda, os viajantes desfrutarão de um percurso que ficará na memória ao atravessar a ponte de metal sobre o rio Jarama, como um dos destaques do deslocamento. Além disso, a estação de La Poveda agora um museu, trará registros inesquecíveis da história da ferrovia na Espanha.
Outra opção é o Trem de la Fresa (trem do morango) onde a viagem atraente desponta uma riqueza arquitetônica, artística, paisagística, cultural e gastronômica do Sitio de Aranjuez, cidade que se mantém fiel a sua história, e declarada pela UNESCO como “lugar de valor universal excepcional”.
Um roteiro para entretenimento e conhecimento, à toda a família, afinal, embora a tecnologia existente em termos de meios de transportes na atualidade, estar num trem a vapor original, seria como viver num passado que era possível apenas no imaginário, em pleno século XXI.

Jornalista David Isaias