O Ministério da Saúde e os governos regionais concordaram em novembro financiar a vacina pneumocócica a partir de março de 2016 e, assim, a inclusão no calendário de imunização infantil comum.
Atualmente, apenas Galicia a contempla em seu próprio calendário e de forma gratuita. O conselho inter-territorial do Sistema Nacional de Saúde (SNS) aprovou o acordo firmado em novembro, que afirma que todas as comunidades deverão aplicar as vacinas nas mesmas idades. O pneumococo tem três doses: aos dois meses, quatro meses e 12 meses.
Pneumococo é uma bactéria que pode causar infecções graves, tais como pneumonia e meningite, em especial em adultos jovens e idosos. Também pode causar infecções de ouvido e outros males menores. Ainda que não esteja incluído no calendário oficial, a maioria dos pediatras recomendam que os pais dêem aos seuas bebês. Cada dose custa cerca de 70 euros.
Os gastos públicos com vacina suposto nesta comunidade entre 10 e 15 milhões de euros, de acordo com um relatório elaborado em 2012 sociedades científicas. Castilla y León também anunciou que vai começar a administrar a vacina em 2016.
Sem Comentários