Há dez anos, ela abriu mão de uma promissora carreira na TV para se casar com o príncipe Felipe e fazer parte da família real

dperiodista-areina

 A rainha da Espanha poderia estar do outro lado da notícia, acompanhando a transição monárquica como jornalista. Letizia Ortiz Rocasolano, de 41 anos, abandonou a carreira no jornalismo para se casar, dez anos atrás, com o então Príncipe de Astúrias, Felipe de Bourbón, herdeiro do rei da Espanha.

Ex-apresentadora de telejornal, ela conheceu o príncipe em um jantar na casa de um colega da TVE logo depois de ter sido eleita a melhor jornalista do país com menos de 30 anos de idade. Agora, ela vai assumir o lugar da rainha Sofía.

CENA DE GALA EN EL PALACIO REAL EN HONOR DEL PRESIDENTE MEXICANO, ENRIQUE PEÑA NIETO

Os estilos de Sofía e Letizia são bem diferentes. Como jornalista, Letizia tinha fama de meticulosa e exigente, características que levou para a monarquia. Segundo o jornal El País, nos atos oficiais dos quais participa, a rainha Sofía sempre tenta cumprimentar a todos, enquanto Letizia prefere ocupar o tempo em reuniões de trabalho. “Ela pergunta tudo”, disse um dos colaboradores da princesa ao diário espanhol. “E não vale qualquer resposta. Ela quer estar totalmente informada.”

Em reportagem recente, o jornal destacou as diferenças de personalidade entre o novo rei Felipe VI, calmo, moderado e que leva tempo para tomar decisões, e a nova rainha, descrita como “hiperativa, expansiva, impaciente, apaixonada, espontânea e teimosa”. “Para conquistá-la, é preciso convencê-la, o que nem sempre é fácil”.

maxresdefault

Letizia também tenta levar uma vida o mais perto do normal possível para uma integrante da família real, mesmo que isso renda algumas críticas. Ao lado dos inúmeros compromissos oficiais, manteve uma rotina que inclui idas ao cinema, festivais de rock e feiras literárias. Sua presença em um show do grupo americano The Killers, ao qual foi vestida com calça jeans e jaqueta de couro, acompanhada de duas amigas, foi alvo de intenso debate. Ela acabou reduzindo suas saídas, mas ainda vai com o marido ao cinema e a restaurantes da moda.

O casal leva as duas filhas, Sofía, de sete anos, e Leonor, de oito, ao colégio diariamente. E poderá continuar morando na casa construída no ano 2000 e conhecida como pavilhão do príncipe, mesmo depois da entronização.

infantas-colegio1-ok

No início de maio, as duas meninas participaram de uma cerimônia militar na base aérea de San Javier, ocupando um lugar na tribuna de honra. Foi uma exceção na rotina das crianças, que a mãe princesa tenta deixar afastadas dos holofotes, mas não ocorreu por acaso. Leonor deverá ter uma presença mais constante, agora como herdeira do herdeiro, reforçando a imagem de continuidade institucional da Coroa.

Enquanto princesa, assumiu uma série de atividades voltadas para a infância e a juventude, a educação, o combate a doenças raras e o incentivo à pesquisa científica. Também é colaboradora da Organização Mundial da Saúde em temas de nutrição – pese sua notável magreza. Em sua agenda de atos oficiais, destaca-se a entrega dos prêmios Príncipe de Astúrias, que é celebrada em Oviedo, cidade natal de Letizia, no norte do país.

(Com agência EFE)