A cinemateca da região de Múrcia preparou uma agenda de filmes para o ultimo trimestre do ano com diferentes ciclos, entre eles, homenageando a atriz Olívia de Havilland por seu centenário, e os irmãos Marx.
O Arquivo relembrará os 14 melhores filmes de um dos grandes mitos femininos da história: “Olivia de Havilland” – 100 anos de uma lenda viva do cinema, junto com “Kirk Douglas”, o único sobrevivente clássico de “Hollywood”.
Entre os títulos selecionados estará “Gone with the Wind” (1939), o filme vencedor de dez Oscar com o qual, no papel de “Melanie Hamilton”, a atriz alcançou reconhecimento mundial, bem como uma nomeação para os prémios à academia. Naquela ocasião, ela não conseguiu a estatueta, mas com sua atuação em “A vida íntima de Julia Norris” e com “The Heiress” (William Wyler (1949) finalmente foi premiada, em desempenho considerado um dos melhores da história do cinema.
O ciclo de Cultura programada também inclui alguns dos seus primeiros filmes com “Errol Flynn” como “Capitão Blood” (1935), “A Carga da Brigada Ligeira” (1936) e “Robin Hood” (1938)”.
Nas décadas seguintes, os filmes ‘Como ela só “(1942), “Predileção ” (1945), “Through the Looking Glass” (1946), “A Princesa de Eboli “(1955) e” Não seja um estranho” (1956). A partir dos anos 60, Olivia de Havilland foi gradualmente, concentrando-se mais no teatro e na televisão, embora não tenha abandonado inteiramente o cinema. Este período será exibido incluindo uma de suas últimas performances, em “Aeroporto 77” (1977).
Outro ciclo já anunciado para a próxima temporada do Arquivo de Cinema da região será intitulado “Traga madeira!” – “O mundo louco dos irmãos Marx”, onde pela primeira vez poderá se desfrutar na tela grande de Múrrcia, o filme dos comediantes mais famosos da história cinematográfica.
As exibições acontecerão às sextas-feiras, sábados e domingos, e entre os filmes selecionados estão alguns de seus primeiros sucessos como “Horse Feathers” (1932) e “Duck Soup” ( 1933), que, embora não tenham sido considerados um grande sucesso na época, atualmente, são reconhecidos como alguns dos seus melhores trabalhos.
Filmes que já se tornaram parte da história do cinema como “A Night at the Opera” (1935), “A Day at the Races” (1937), “No circo” (1939), “Os irmãos Marx, no Oeste” (1940) e “A loja Big” (1941), também serão projetados. Apesar de anunciar sua aposentadoria, Groucho, Harpo e Chico gravaram mais três filmes que irão fechar as apresentações do ciclo: “Uma Noite em Casablanca” (1946), “Love Happy” (1949) e “A história da Humanidade” (1957).
Para os aficionados ou simplesmente admiradores das produções cinematográficas, o evento na região de Múrcia, que costuma receber mais de 50 mil espectadores a cada ano, é uma oportunidade impar para desfrutar da cultura e da história do cinema mundial.
—
Jornalista David Isaias
Sem Comentários