A Espanha certamente é um dos países mais alegres da Europa e do mundo. O ânimo dos espanhóis para festas e comemorações é visível para qualquer um que visita o pais e passeia por qualquer cidade durante a noite – restaurantes, bares e boates são frequentados em diversos dias da semana, sempre com bastante música e agitação.
Além das inúmeras programações noturnas pelas principais cidades, é possível expandir o tour pela Espanha até cidades menores, sem perder a animação das festas. E isso acontece pois a Espanha também possui um grande número de feriados, com datas diferentes de acordo com as regiões. Acompanhando estes feriados, quase sempre estão as festas nas ruas, com pessoas de diversas idades e estilos colorindo a cidade. Hoje apresentamos algumas das festas mais famosas pelo país – para viajantes, uma ótima oportunidade de unir história, cultura e diversão em um só passeio. E para quem mora na Espanha, mais opções de programas diferentes, em locais distintos.
1. Las Fallas
Na charmosa Valência acontece esta “festa do fogo”, sempre em meados de março. Suas atrações são variadas, já que além das gigantes estatuas de madeira feitas pelos moradores desfilando pelos desfiles, a cidade tambem conta com uma belíssima decoração espalhada pelas ruas, tornando a cidade um cenário ideal para fotos e filmagens. As estatuas normalmente representam criticas diversas de forma pitoresca e humorística, e ao final das festividades são queimadas, em um ritual para eliminar os males e acontecimentos ruins. Com competições para se eleger as melhores fallas (nome dado às estátuas, que acabam servindo de tochas ao final das festas) e animados desfiles, é bastante similar ao carnaval como conhecemos – com o devido toque cultural espanhol.
2. As Festas de São Firmino ou Los Sanfermines
Em Pamplona, na região de Extremadura, ocorre a festa do padroeiro de navarro em que jovens vestidos de branco, trajando lenços vermelhos em volta do pescoço correm em frente aos touros, em uma revoada pelas ruas da cidade. A festividade marca o mês de julho e o auge do verão espanhol, com decorações diversas pela cidade e muita animação. A festa se inicia pontualmente ao meio dia do dia 6, com um lançamento de fogos de artifício na sede do governo municipal, e se encerra à meia noite do dia 14, quando todos se reúnem no mesmo local para cantar canções típicas e se despedir das festividades. É um evento muito tradicional e importante para os espanhóis, como uma tradição secular.
3. Semana Santa
Mesmo para quem não é religioso, é interessante participar das festividades da Semana Santa espanhola. Esta é uma das tradições que ocorre em todo o território espanhol, e um dos feriados mais celebres do país – calendários escolares e de trabalho são pausados para as celebrações. Com decorações incríveis pela cidade, como os famosos tapetes de flores, é uma boa oportunidade de conhecer as danças, músicas e gastronomia típica espanhola em qualquer região que se escolha festejar. As homenagens são feitas pelos moradores que vão desde os mais velhos aos mais jovens, incluindo crianças.
Sem Comentários