Barcelona e seus bairros charmosos. Alguns novos, outros mais antigos e cheios de história. Passear pelos bairros mais tradicionais e visitar alguns dos seus comércios, é quase como uma volta no tempo, é entender um pouco da Barcelona antiga.
Hoje o meu post é sobre um bar, um bar que está no bairro de Horta, um lugar que foge bastante do turismo tradicional que conhecemos em Barcelona e é aí que reside o encanto desse lugar.
O Bar Quimet, foi fundado en 1927 pelo senhor Quimet Carlus e a Srª Rosita Not. O bar ficou conhecido como o “bar do papagaio” pela presença de Juanito, um papagaio que veio do Brasil e que foi um presente que o senhor Quimet ganhou de um amigo. Juanito era muito especial, imitava com perfeição o assovio do revisor do bonde que por lá passava, sem contar que falava e até cantava. O Papagaio da foto é uma homenagem ao grande personagem do bar.
Em 1955 o bar passou às mãos do Srº Jaime Jalmar Pujol, que soube manter o espírito do bar. Em 2006 o bar mudou novamente de donos, dessa vez foi Santiago Jalmar quem passou o bar para seus filhos, que mantêm o mesmo cuidado com os clientes. O bar segue com o mesmo encanto de épocas passadas nos dias atuais. O Bar Quimet é um desses lugares que você pede para que nunca feche, que mantenha sempre a essência do bairro. Ir à Horta e não passar pelo Quimet é perder bastante desse ar de Barcelona antiga que reina no ambiente.
O que me levou a conhecer o Quimet foi a fama da sua “chapata”, sempre ouvi que nesse estabelecimento se come a melhor de Barcelona e claro que eu quis provar.
Pedi meu café com leite e olhava as opções de sanduíches que havia, mas não conseguia me decidir, afinal são 80 tipos diferentes entre quentes e frios, quando um nome me chamou a atenção: Poderoso.
Realmente não poderia ter nome melhor, o danado é potente e poderoso. Duas fatias de pão chapata recheado com bacon, um bife de lombo, queijo, ovo frito e pimentão frito para arrematar. Mais que um café da manhã parecia que eu estava almoçando e para ser sincera nesse dia eu pulei a segunda refeição.
Agora, não pense você que são somente os sanduíches o que o Quimet tem de bom para oferecer, o cardapio conta com outras muitas coisas saborosas para acompanhar um café, uma cerveja ou um vinho. Algumas das delícias expostas no mostrador “sussurram” para que você as prove.
Com o sanduíche na mão e em completo silêncio, daqueles que a gente faz quando está diante de uma obra de arte, de uma apresentação de uma bela música, eu me deliciava e observava o ambiente.Era uma manhã de sexta-feira com sol, e o movimento no bar era grande. Gente do bairro que passava por alí para tomar um café rápido antes de ir para o trabalho, outros que paravam e ficavam mais tempo porque preferem o café da manhã na rua e tomavam seu café acompanhado de um bom sanduíche ou croissant; havia também aqueles que tomavam uma cerveja (o bom tempo pedia) e que jogavam conversa fora nas mesas em frente ao bar, e até umas mães com seus bebês disfrutavam do bom tempo e da conversa.
Saí do bar com a sensação de que voltarei mais vezes, adorei o ambiente, a maneira como fui tratada. A amabilidade é muito importante e me parece que é mais um ingrediente do local. Bem e não nos enganemos, para quê não é mesmo? voltarei também para seguir provando os diferentes sanduiches que eles preparam. Afinal são só 80 tipos e sem esquecer os 37 tipos de “tortillas” diferentes.
Acho que são motivos suficientes e você, o que acha? Ficou com vontade de provar o Poderoso?
Nos vemos na próxima semana, com mais Barcelona, com mais Vitrine Barcelona.
Bar Quimet de Horta
Pl. d’Eivissa, 10
08032 Barcelona
t. 933.581.916
http://www.quimethorta.com
Horarios:
Aberto todos os dias de 9 a 24h, fim de semana – 00.30h. Quarta-feira fechado (exceto feriado).
Chapata – chapata o ciabatta é um pão branco feito com farinha de trigo jovem e que foi inventado em 1996 pelo italiano Arnaldo Cavallari Fonte: Wikpedia
#Barcelona #Vitrine Barcelona
Huuuum…adoro sanduíche com chapata. Muito bom! Detalhe das “croquetas de calçots”, essas nunca provei. E esse papagaio, falou muito? rsrsrs
Fernanda, fiquei com muita vontade de provar as croquetas, mais um motivo pra voltar, né? Menina, esse papagaio é marca do lugar, jajajaja
Obrigada pela visita.
Abraços.