Barcelona é uma das cidades espanholas onde mais funciona o uso da bicicleta, isso se deve a sua aposta pelo sistema de bicicletas públicas (Bicing) e sua rede de faixas para que as mesmas possam circular em segurança, além de uma boa sinalização e mapas pela urbe, fatores que fazem dela uma das cidades com a maior integração dos seus ciclistas.
O Bicing é o transporte urbano baseado no uso compartilhado da bicicleta. Um serviço simples, prático e sustentável que pode ser utilizado no seu trajeto pela cidade, para ir aonde quiser e quando quiser, sem fumaça nem ruído. Para obter informações sobre os serviços oferecidos e preços, aconselho olhar a página https://www.bicing.cat/ onde se pode consultar também as estações em funcionamento como a disponibilidade de bicicleta em cada estação.
Se o uso da bicicleta é de caráter turístico, vocês encontrarão facilmente outros sistemas de aluguéis de bicicleta pela cidade.
Mesmo tendo um ótimo e funcional transposte público, não se pode negar que passear pela Cidade Condal em bicicleta é muito mais charmoso, e ainda é melhor quando o sistema funciona, assim que muitos moradores e turistas optam por ir em duas rodas e com isso transforamaram em pocos anos o panorama da mobilidade na cidade.
Para que se possa ir com tranquilidade, é certo que alguns pontos devem ser considerados e aplicados. Assim que nada de circular pela faixa de ônibus; sempre respeitar os semáforos e indicação de sentido das ruas; não falar pelo celular e nem ouvir música com os fones de ouvido; usar luzes se circula à noite; fazer uso da buzina sempre que necessário. Respeitar para ser respeitado funciona em qualquer âmbito.
Viver em uma cidade como Barcelona com uma paisagem tremendamente bonita, com um clima favorecedor e muito bem estruturada para o ciclista devem ser estímulos para tirar o seu camelo ou bike da garagem e sair por aí pedalando. Assim que é bom tomar nota: Em Barcelona, vá de bicicleta.
Podemos falar que Barcelona é uma cidade amiga das bicicletas, e como tudo aqui é cheio de charme e encanto, os fãs desse meio de transporte podem tomar um café em um ambiente bem interessante cujo tema de decoração são as magrelas. Deixo um video dessa cafetería que visitei para o meu outro blog e que pode ser um lugar legal para conhecer antes ou depois de umas pedaladas.
E para finalizar, é sempre bom lembrar alguns beneficios para ir de bicicleta pela cidade, seja em Barcelona ou em qualquer cidade do mundo.
Econômico – os gastos em transporte são poucos ou nenhum e ainda se ganha tempo ( coisa mais que valiosa nos dias de hoje) fugindo dos engarrafamentos.
Ambiental – Redução de emissões contaminantes, diminuição de ruído e economia dos recusrsos energéticos não renováveis.
Social – Maior autonomia , democratização da mobilidade.
Saúde – Devido à realização de exercícios se consegue uma melhor qualidade de vida.
E por aqui termino, espero que tenham gostado. Voltamos a nos encontrar na próxima segunda com mais Barcelona, com mais Vitrine Barcelona.
Um abraço.
#Barcelona #VitrineBarcelona
Ah, adoro bicicleta! Aqui em Madri colocaram umas com motor pra gente conseguir vencer as ladeiras. Bicicleta é ótima em todos os sentidos, ecológica,
e faz bem para o corpo e mentel; só fico brava com os ciclistas que andam pelo meio da rua tendo vias para bicicleta como aqui na minha rua. Dinheiro nosso investido e os inconscientes estorvam o trânsito, colocam suas vidas em risco e as alheias…então esse é meu recado para os ciclistas desmiolados: usem as ciclovias!!
Fernanda, e eu que não sei andar de bicicleta? jajajaja, não conta pra ninguém. E o pior é que eu sou tão medrosa, que mesmo aprendendo não me arriscaria enfrentar a cidade.
Beijos.