Última pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira, 18 de julho, apresenta a presidente Dilma Roussef (PT) liderando as intenções de voto, seguida por Aécio Neves (PSDB) e por Eduardo Campos (PSB), que cresceu na opinião pública. Porém, pela primeira vez, Dilma e Aécio aparecem técnicamente empatados no teste da disputa pelo segundo turno.

Datafolha-17.07.2014-segundo-turno-480x272

Na simulação do primeiro turno, a candidata petista obteve 36% das intenções de voto, o tucano Aécio obteve 20% e Eduardo Campos garantiu 8%. Cerca de 5,3 mil pessoas foram entrevistadas entre os dias 15 e 16 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os resultados se mantém estáveis em relação às apurações feitas no início do mês pelo mesmo instituto, quando Dilma tinha 38%; Aécio, 20% e Campos, 9%.

O candidato Pastor Everaldo (PSC) tem 3% das intenções de voto. José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL), Rui Cota Pimenta (PCO) e Eymael (PSDC) tiveram, cada, 1%. Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) ficaram com 0%. Entre os entrevistados, 14% não souberam responder em quem votariam e 13% afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto.

Em uma simulação sobre o cenário de um possível segundo turno entre Dilma e Aécio, a candidata do PT teria 44% das intenções de voto e o tucano, 40%. Votos brancos representariam 10% e 5% dos entrevistados não sabem ainda em quem votar. Em uma disputa com Campos, Dilma teria 45% dos votos enquanto o candidato do PSB ficaria com 38%. Votos brancos totalizariam 11% e 6% não decidiram como votar.

Dilma também lidera a lista de candidatos apontados pelos entrevistados como nomes em quem nunca votariam (taxa de rejeição): 35% dos brasileiros ouvidos na pesquisa disseram que não votariam na petista. O segundo com maior taxa de rejeição é o candidato Pastor Everaldo (PSC), com 18%. Os entrevistados que rejeitam Aécio Neves chegam a 17% e os que não votariam em Campos somam 12%.

Ainda de acordo com a pesquisa, 29% dos eleitores desaprovam a administração de Dilma, aumentando o percentual de “ruim e péssimo” da presidente, desde 2011. O percentual dos que consideram a gestão da petista como “boa ou ótima” segue em 32%, uma pequena diferença da avaliação feita em julho de 2013, quando a presidente caiu de 57% para 30%.

 

Pesquisa realizada pelo Instituto Sensus

Pesquisa realizada pelo Instituto Sensus, por encomenda da revista “IstoÉ”, mostrou que Dilma Rousseff tem 31,6% das intenções de voto. Houve uma ligeira queda em relação ao levantamento anterior, em que a presidente tinha 32,2%. A pestista está 10,4% à frente do tucano Aécio Neves, que caiu de 21,5% para 21,1% das intenções. Eduardo Campos (PSB) passou de 7,5% para 7,2%. Os números apontam provável empate técnico entre Dilma e Aécio no segundo turno (36,3% para Dilma e 36,2% para Aécio). A pesquisa foi divulgada no sábado, 19.

Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada na última quinta-feira, 17, apresentou um cenário parecido. O estudo mostra Dilma com 36% das intenções de voto, Aécio com 20% e Eduardo Campos com 8%. Dilma e Aécio teriam empate técnico no segundo turno (44% para Dilma e 40% para Aécio). A margem de erros é 4 pontos para mais ou para menos.

 

FONTE: Agência Brasil