A epidemia do ebola que atinge a África Ocidental há um ano estaria diminuindo. Segundo o balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em fevereiro foram registradas 826 mortes contra as mais de duas mil em dezembro. O vírus já matou mais de 10.000 pessoas, em um total de 24.350 casos conhecidos. Isso significou cerca de 20 mortos por dia. Esta seria a epidemia mais severa desde a aparição do vírus em 1976, na África Ocidental.

Três países foram atingidos pela doença de forma aguda: Libéria, Serra Leoa e Guiné. A Libéria foi o país com maior número de mortes, 4.162, de um total de 9.343 pessoas infectadas. Em Serra Leoa, foram 11.677 pessoas contaminadas, dentre as quais 3.655 não resistiram, e na Guiné, de 3.330 pessoas infectadas, 2.187 morreram. Nigéria e Libéria também registraram mortes e somente houve um falecimento fora da África, nos Estados Unidos.

Ebola

Apesar das previsões de crescimento de vítimas fatais no ano passado e do pânico instalado quando foi registrado o primeiro caso de contaminação em Madri, a força da epidemia parece estar diminuindo devido ao trabalho de prevenção realizado nesses países. Também as pesquisas para a vacina e remédios mais eficazes se mostraram promissores. Desta maneira, se espera que o ebola saia das páginas dos jornais e da vida humana em um futuro muito próximo.

Fonte: Le Monde