A Consultoria “Serasa Experian” informou que a demanda de empresas por crédito cresceu 5% no ano passado, num comparativo com 2013, sendo o melhor resultado alcançado nos últimos quatro anos.

Micro e pequenas empresas tiveram o melhor desempenho, com alta de 5,6% em relação a 2013 enquanto nas grandes empresas, a busca por crédito cresceu 5,4%. Já nas médias empresas, o desempenho foi negativo, uma queda de 4,2%, em relação ao registrado no ano de 2013.

O setor de serviços apresentou a maior alta, de 7% sobre 2013. Na indústria, a busca por crédito cresceu 3%, e no setor comercial, a alta da demanda por crédito foi de 3,7%.

Considerando-se regiões, o Norte e o Centro-Oeste apresentaram os maiores avanços, com altas de 10,7% e 9,9%, respectivamente. No Nordeste, a alta foi 6,4%, mas as regiões Sul (3,3%) e Sudeste (3,1%) tiveram altas menores.

Economistas da “Serasa” avaliam que a formalização dos negócios (em alta), se intensificou entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014, impulsionando a demanda por crédito das empresas, e compensando efeitos negativos do tipo: juros altos e estagnação da economia brasileira.

busca por crédito micro e pequenas1