Eu comecei a assistir a série americana Modern Family e não achei nenhuma graça. “Não é possível, por que faz tanto sucesso?!”. A série é diferente de tudo o que eu havia assistido antes, as filmagens parecem amadoras, uma câmara só e os personagens aparecem dando as suas opiniões olhando para a câmera, como um documentário caseiro. Decidi insistir e comecei a ver um episódio atrás do outro. E agora?! Viciei! A série te vence pelo texto, pelo roteiro, que é muito bom. Na Espanha, você pode assistir no canal Neox ou pela Fox.

Modern Family retrata os membros de uma família, que representam modelos das novas famílias do século XXI, fogem do tradicional:

Jay Pritchett (Ed O’Neill, lembra dele da maravilhosa série Casamento com filhos?), um senhor com 63 anos, rico e que repensa o seu conservadorismo, é casado com a jovem e belíssima colombiana Glória (Sofia Vergara, que é colombiana mesmo), a atração da série. Jay trata Manny como filho e faz por ele coisas que não fez pelos seus filhos mais velhos, do primeiro casamento. Glória é uma super mãe e esposa, realmente apaixonada pelo marido, quebrando o estereótipo de que mulheres mais jovens e imigrantes casam por interesse. Ele é pai de Claire e Mitchell. Ela é mãe de Manny (Rico Rodriguez), um menino super maduro, romântico e engraçado, do seu casamento anterior com um colombiano trambiqueiro. Gloria reclama do racismo, mas também é racista em alguns momentos. Essa série tem um roteiro genial, justamente porque mostra as nossas contradições.Cast-of-Modern-Family-modern-family-8289561-768-1024 (1)Jay, Manny e Glória

O outro núcleo familiar é formado pelo filho de Jay, Mitchell (Jesse Tyler Ferguson) e seu marido, Cameron (Eric Stonestreet). O casal de homossexuais adotou Lily, um bebê vietnamita que vemos crescer na série (mas feita por atrizes mirins diferentes,  a terceira e atual é Aubrey Anderson-Emmons). As situações que os dois provocam são hilárias. Eles tentam ser um casal tradicional e lutam para serem aceitos como tal. Cam é muito sentimental e sofre bastante para ser um excelente pai para Lily.

300.mf1.lr.122010

Mitchell, Lily e Cam

E o terceiro núcleo é composto pela filha de Jay, Claire (Julie Bowen), seu marido Phil (Ty Burrell) e os três filhos, Haley (Ty Burrell), Alex (Ariel Winter) e Luke (Nolan Gould), muito diferentes entre si. A estrutura é de uma família tradicional, mas os papéis entre o casal estão invertidos. O homem é o sentimental e a mulher é mão- dura. Ela não gosta de se arrumar, não é romântica e o marido é o oposto. A questão da feminilidade e masculinidade está misturada, não existe “coisa de homem” ou “coisa de mulher”, ele, por exemplo,  foi animador de time na universidade, coisa destinada, normalmente, às mulheres e aos gays.

Cast-of-Modern-Family-modern-family-8289559-768-1024 (1)

Essa é uma série que rompe com os estereótipos e valoriza o ser, o que cada um deseja para si próprio, sem hipocrisia.