Já é conhecido internacionalmente que o cinema espanhol é um dos melhores do mundo. A qualidade e complexidade de seus filmes atrai fãs de todos os lugares, e para quem mora no país visitar suas salas de cinema pode ser uma experiência à parte.
A produção de filmes espanhóis cresce a cada ano, já que a valorização do cinema nacional é algo bastante valorizado no país. Nas salas de cinema espanholas, pelo menos um a cada três filmes são produções nacionais. Filmes estrangeiros (mais comumente americanos) que chegam no país são absorvidos de forma diferente. No Brasil, temos a opção de escolher assistir aos filmes dublados ou legendados. Na Espanha, raramente são encontradas salas com exibição de legendas.
Esta regra vem de épocas passadas, mais especificamente durante o período do General Franco, em 1941. Nesta época foi lançada uma lei que exigia a dublagem de todos os filmes estrangeiros para a língua nacional. Nesta época era impossível encontrar filmes legendados no país. Atualmente, ainda que o governo e a forma de lidar com a cultura estrangeira tenha mudado, as salas dubladas ainda são maioria.
Com produção intensa de filmes nacionais para todos os gostos, a estrutura dos seus cinemas não poderia ser deixada de lado, certo? Existem as tecnológicas salas de cinema em shopping centers, ideal para levar toda a família e fazer compras. No entanto, para quem busca uma experiência completa, a Espanha conserva e investe em várias construções dos charmosos cinemas antigos. Nestas salas são exibidas outras variedades de cinema diferente das demais, mesclando lançamentos recentes a filmes clássicos espanhóis. O preço também é especial. No Cine Doré em Madri, por exemplo, além de ser um espaço histórico, oferece sessões a 2€ para estudantes, ou pacotes com direito a 10 sessões. A Cineteca MAtadero é uma das mais famosas de Madri – o prédio que já serviu como matadouro hoje abriga uma das salas de cinema mais belas da Europa, decorada com luzes LED que tornam a ambientação diferente.
Estes ‘cinemas de rua’ ainda oferecem outros programas culturais como música ao vivo, apresentações especiais dedicada a grandes diretores… um prato cheio para quem busca programas diferentes pela Espanha!
Sem Comentários