A comunidade científica divulgou uma notícia animadora para as pessoas que possuem catarata (ou são propensas a ela) e que possuem limitações para fazer a cirurgia, um colírio que dissolveria a membrana formada pela doença. A busca dos cientistas começou quando detectaram que a simples doença é a causa de 50% da cegueira em todo o mundo. Mas se a cura da catarata pode ser feita com uma simples cirurgia, por que números tão altos? A falta de cirurgiões oftalmologistas em regiões de pobreza, e em alguns casos o custo da operação são as principais razões para que a catarata se transforme em crônica.

Frente a esse problema, estudiosos da University of California San Diego se unirão para tentar encontrar uma solução. Os pesquisadores descobriram que jovens que possuíam catarata de forma precoce padeciam da falta de produção do esteroide lanosterol, suspeitando que poderia ser a falta desse hormônio o responsável por causar a doença.

Os pesquisadores da universidade americana decidiram, assim, criar uma solução de lanosterol, testando primeiramente em células do cristalino humano. O resultado foi bastante positivo. Começaram com experimentos em animais – coelhos e cachorros que possuíam catarata em níveis avançados – e novamente o resultado foi bastante positivo. Agora os cientistas se preparam para testes em humanos. Nota dez para esses pesquisadores que lutam pelo melhor bem-estar/saúde do homem.

colirio-catarata