Seria como transformar o bandido no mocinho; a madrasta em princesa. Um grupo de cientistas da Universidade de Stanford (EUA) conseguiu mudar células de um câncer de sangue em inofensivos glóbulos brancos, as defesas de nosso organismo.

O feito foi conseguido quase por acaso e foi dirigido por el médico Ravi Majeti. Os cientistas haviam isolado em laboratório células cancerosas de um paciente com leucemia linfoblástica de células B precursoras, un tipo de leucemia agressiva que provoca uma multiplicação de glóbulos brancos imaturos, e portanto, inúteis, na médula óssea do interior dos ossos e no sangue.

raji

Enquanto lançavam todo tipo de nutrientes para mantê-las vivas e estudá-las, um dos pesquisadores, Scott McClellan, se deu conta, que as células más estavam se transformando em inocentes macrófagos. Estas são umas células defensivas capazes de engulir e fazer desaparecer micróbios nocivos e incluso células cancerosas.

Ainda é cedo para dizer se este tratamento pode ser aplicado aos demais tipos de câncer ou se é a cura definitiva, mas parece que os cientistas tem mais um caminho para que o filme termine em final feliz.

Fonte: El País