Obras de Pablo Picasso e outros artistas do modernismo espanhol originadas do Museu Reina Sofia de Madrid estão expostas gratuitamente na capital paulista (Centro Cultural Banco do Brasil) desde o último dia 25.

A exposição mostra como Picasso concebeu a modernidade e ainda, a forma de influenciar diversos criadores da época. Além de Pablo Picasso, os visitantes terão a possibilidade de conhecer mais 36 artistas que se inspiraram nele .

As obras estão divididas em oito núcleos temáticos. Um deles é dedicado à imersão no imaginário de Picasso, a fim de descobrir como ele concebeu o painel “Guernica”, sua obra mais emblemática, a qual surgiu como uma reação imediata ao bombardeio nazista que, durante a Guerra Civil Espanhola, matou civis na pequena cidade que dá nome à pintura.

Intitulada “Monstro e Tragédia”, essa parte da exposição apresenta a forma como o artista explorou originalmente, a partir do mito “Minotauro”, toda a questão da guerra e do bombardeio. O público terá acesso ainda, aos estudos e esboços que fizeram parte do processo criativo de “Guernica”.

guernica