À leste da província de Jaén, no Vale de Cerezuelo River, um afluente do Guadalquivir, temos uma excelente opção para turismo. Com cerca de oito mil habitantes, Cazorla possui uma rica herança cultural com destaque para edificações religiosas, castelos, igrejas e capelas.
A cidade é considerada ideal para quem busca sossego e silêncio junto às montanhas, com direito a gastronomia rica e variada, que merece destaque quanto ao seu prato típico: “migalhas ‘The Gachamiga”, farinha acompanhado de pimentas secas e fritas, linguiça, morcela e frutas locais, como melão, cerejas ou uvas.
Em Aranjuez (cortada pelos rios Tejo e Jarama), localizada a 51 km de Madrid, conhecida como Villa Real de Aranjuez, encontramos o pujante Palácio Real, Património Nacional e instigante para os aficcionados da história da monarquia. Além disto, há extensos jardins, um conjunto constituido por madeiras e adornado com numerosas fontes, estátuas e parques. As ruas, detém um passado histórico, cenário para a gravação de filmes e séries de TV como “Cuéntame” e do já extinto “Hospital Central”.
Por último, citamos a “Costa da Morte”, em “Cost of Death castelhano”, uma região costeira da província de La Coruña, entre a ponta Roncudo e Cabo Finisterra. A denominação “Costa da Morte” se deve ao expressivo número de desastres marinhos causado por penhascos perigosos que a pontilham e tempestades severas.
Em toda a costa é possível vistar locais como as praias de Trece, Reira, ou Ariño, e Cabo Finisterra, declarados Património Europeu em 2007, onde se registram paisagens deslumbrantes, sem se esquecer da culinária com os peixes típicos e o prato internacional, “polvo galego”.
Jornalista David Isaias .
Sem Comentários