Em qualquer época do ano, é uma das grandes opções turísticas, visitar a cidade histórica de Cáceres, com edificações que transportam para o passado através de suas torres, escudos ou ruas.
Andar a pé pela cidade no período da noite, então, é imprescindível, afinal a iluminação existente propicia uma vista inesquecível dos principais monumentos, enquanto outras áreas permanecem em uma agradável semi-escuridão.
O passeio sem pressa, ou um curso pré-definido, se torna uma experiência inesquecível. Durante o deslocamento o turista observa uma cidade que mais parece adormecida, diante da quietude e da beleza dos arredores e provocam inúmeras sensações aprazíveis.
A sombras formadas nos prédios com cegonhas em suas torres, a sobriedade das capas, a variedade de varandas criam uma cena incrível de filme medieval se desenrolando diante dos olhos do espectador.
O excelente estado de conservação dos monumentos do complexo murado do Plaza Mayor e sua densidade, unida a  singularidade do traçado urbano, o transformou em “Monumento Nacional” em 1949.
Cáceres também possui prêmios como: “POMME D’OR” Mérito Turístico atribuída pela Federação Internacional de Jornalistas e Escritores de Turismo em 1996; “LES ETOILES DU JUMELAGE” d’Or, pela Comissão Europeia em 1999; e o “ARCHIVAL” da Associação para a Recuperação de Centros históricos, em 2004. A cidade era considerada a capital cultural da Extremadura, em 1992.
Jornalista David Isaías.