Mais de um milhão de brasileiros tomaram as ruas do país do domingo, 15, para protestar contra a corrupção, pedir o impeachment de Dilma e, alguns, a intervenção militar.

A demonstração da direita vem crescendo diante da frustração da economia moribunda, da paralisação política e do enorme escândalo de fovores e subornos na Petrobras.

Brasilia

Manifestação em Brasília

 

Os manifestantes cantavam o hino nacional, gritavam palavras de ordem como “Fora Dilma”. Em todo país, o perfil de quem foi a passeata pode ser descrito como predominante branco e classe média. Fora algumas altercações não houve nenhum registro de violência em nenhuma das passeatas.

A presidente Dilma Roussef declarou que apoia o direito dos manisfestantes expressarem sua insatifação e espera que este ano, quando se comemora os 30 anos do fim da ditadura militar, possam demonstrar o “maturidade democrática” do Brasil.

Por outro lado, o líder da oposição, Aécio Neves, que perdeu por uma pequena margem de votos em outubro, disse que os manifestantes “foram para as ruas para reunir suas virtudes, seus valores e também seus sonhos”.

 

Fonte: The Guardian