Um relatório do Índice de Progresso Social (IPS), divulgado nesta sexta-feira (4), coloca o Brasil em 46º lugar entre 132 países. O IPS é um novo indicador global que avalia mais de 50 parâmetros que compõem a qualidade de vida dos cidadãos, como saúde, moradia, segurança pessoal, acesso à informação e à educação, saneamento básico, sustentabilidade e tolerância a diferenças.

A Nova Zelândia aparece em primeiro lugar com 88,24 pontos, seguida por Suíça, Islândia, Holanda, Noruega e Suécia. Dos dez primeiros colocados, oito são da Europa: os outros dois são Canadá e Austrália.
Segundo esse novo índice, o Brasil ficou mais bem colocado que outras nações com Produto Interno Bruto (PIB) semelhante. O país foi também o primeiro entre os Brics – grupo de potências emergentes da economia global, formado por Brasil, Rússia (80° lugar), Índia (102°), China (90°) e África do Sul (69°).

É importante comentar que algumas das maiores economias do mundo não se saíram tão bem, como a Alemanha, em 12º lugar, o Reino Unido, em 13º, o Japão (14º), os Estados Unidos (16º) e a França 20º. Todos eles, exceto a Alemanha, tiveram baixa pontuação em sustentabilidade ambiental.