Software ‘Smart Home’ permitirá que os usuários utilizem o smartphone para acender ou apagar luzes, ligar ou desligar aparelhos eletrônicos

A Apple vai anunciar em junho, durante o WWDC, evento voltado a desenvolvedores, um software que permitirá aos usuários utilizar o iPhone como um controle remoto para lâmpadas, aparelhos eletrônicos  e sistemas de segurança. Segundo o jornal britânico Financial Times, o programa se chamará Smart Home.

De acordo com o jornal, o software será apresentado ao público no dia 2 de junho. Com isso, a Apple começa a brigar com o Google em um o novo setor: o de casas automatizadas. Em janeiro deste ano, o buscador comprou a Nest Labs, fabricante de termostatos inteligentes e alarmes de fumaça que podem ser controlados por meio de aplicativos, por 3,2 bilhões de dólares. Esse foi o primeiro passo do Google a caminho de um nicho ainda pouco explorado pelo mercado.

Apresentação do sistema iOS7 - AFP

Apresentação do sistema iOS7 – AFP

No começo deste mês, a Samsung também anunciou uma linha de eletrodomésticos, com refrigeradores, purificadores de ar, fogões e aspiradores de pó, que podem ser controlados pelos smartphones Galaxy. Para a empresa sul-coreana, o mercado de casas inteligentes é muito promissor. Agora, a Samsung segue negociando com companhias que desenvolvem soluções de áudio para oferecer uma nova experiência em entretenimento ao consumidor.

O Smart Home, segundo reportagem, funcionará com diferentes aparelhos. Para adaptar o sistema à tecnologia, os fabricantes terão que ser certificados. Os nomes das empresas parceiras da Apple nesse novo segmento ainda não foram divulgados.

Há alguns anos, a Apple tem demonstrado interesse em soluções de automatização de casas. Em 2012, a empresa registrou uma patente de uma tecnologia que conectava sistemas de iluminação, portas de garagens, gadgets de música, ar-condicionado ou eletrodomésticos de cozinha a smartphones e tablets.

FONTE: veja