Quem já visitou ou pretende visitar a Espanha deve saber que o país é um dos mais reverenciados em termos de arte e cultura. Antigos ou contemporâneos, os artistas espanhóis sempre apresentaram extrema criatividade e originalidade ao representar a riqueza cultural do país. Talvez por isso Brasil e Espanha sejam tão interligados nesse quesito – não só o pais possui um povo alegre e festeiro como o nosso, até com festas idênticas ao carnaval – a diversidade presente entre seu povo fica evidente e é retratada de maneiras distintas nas diversas regiões do país.

Em séculos remotos, a Espanha foi palco de diversas guerras, invasões, e durante estes períodos recebeu um grande número de imigrantes estrangeiros, como árabes, turcos, franceses e etc. Isto causou uma interferência que até hoje permanece gravada nas paredes dos palácios históricos, centros culturais, e até mesmo pelas ruas do país. A influência árabe é especialmente evidente, já que em varias construções estes povos aproveitavam as fundações das construções originais de palácios e casas e adaptavam seu interior com ornamentos de estilo próprio.

6

Artistas icônicos como Miró, Goya, Dalí e Picasso são exemplos da força das artes na Espanha – e para estudantes/apreciadores de arte de todo o mundo, que certamente já viram obras destes artistas sendo utilizadas como referência de diversas maneiras.

Nas artes clássicas, a Espanha absorveu o período renascentista de um jeito levemente diferente dos demais países europeus, com obras de cores mais quentes e expressões mais destacadas que as demais obras. Isso se mostrou forte até os tempos do surrealismo, em que Dalí apresenta toda esta expressão em formas distorcidas e fantásticas.

Adoração dos Magos, 1568

Adoração dos Magos, 1568

 

Menino Geopolítico Observando o Nascimento do Novo Homem”, de 1943

Menino Geopolítico Observando o Nascimento do Novo Homem”, de 1943

 

picasso as mulheres de argel

Picasso as mulheres de Argel

Obras famosas e de valor incalculável são exibidas com louvor por mais de 1500 museus espalhados pelo país. E estes abrigam beleza em seu interior e igualmente no exterior, sendo os museus mais famosas obras especialmente projetadas por arquitetos famosos. Formas arrojadas tomam as cidades com cores e ousadia – revelando a paixão do espírito dos espanhóis por todos os lados, em diferentes formatos.

 

Museu Guggenheim de Bilbao

Museu Guggenheim de Bilbao

 

1

Museu de arte e ciências – Valencia

Mesmo para quem não se considera o maior apreciador de artes e museus, a Espanha é um lugar surpreendente. Se for viajar pelo país, não deixe de visitar uma galeria de arte e aprender mais sobre a cultura e seu próprio povo através destas incríveis obras!